Oferecido por

Por Jornal Nacional


Um ciclone devastou um território francês na costa da África.

Equipes de emergência nesta segunda-feira (16) buscaram sobreviventes e lutaram para limpar estradas bloqueadas e restaurar os serviços de água potável, eletricidade e telefonia. O arquipélago de Mayotte, com mais de 300 mil habitantes, é o território ultramarino mais pobre da França e fica na costa leste da África, entre Moçambique e Madagascar.

No fim de semana, o pior ciclone já registrado na região atingiu o arquipélago com ventos de mais de 200 km/h. Casas despencaram pelas encostas, coqueiros atravessaram telhados de prédios, barcos viraram e escombros cobriram os carros. Um morador de Mayotte capturou as consequências devastadoras do ciclone em Mamoudzou, a capital da ilha.

Ciclone devasta arquipélago de Mayotte, um território francês na costa da África — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O prefeito de Mayotte, François-Xavier Bieuville, disse que as vítimas podem chegar a milhares. Autoridades francesas trabalham para estabelecer uma ponte aérea da Ilha da Reunião e facilitar a entrega de ajuda urgente.

O ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, chegou à ilha e disse que a população permaneceu confinada e que houve pouca desordem pública. Um oficial francês informou que o hospital está funcionando novamente e que há água e eletricidade.

A França colonizou Mayotte em 1843 e, em um referendo em 1974, a população decidiu permanecer sob controle francês. A quase 8 mil km de Paris, Mayotte tem lutado contra a falta d'água, a violência de gangues e a agitação social. Mais de três quartos da população da ilha francesa vivem abaixo da linha de pobreza.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!