Oferecido por

Por Jornal Nacional


Traficante Fernandinho Beira-Mar continuava dando ordens de dentro da cadeia

Traficante Fernandinho Beira-Mar continuava dando ordens de dentro da cadeia

Uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro descobriu que o roubo de cargas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estava sendo comandado por um condenado que cumpre pena em um presídio de segurança máxima.

Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. É neste território de segurança máxima que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, um dos bandidos mais perigosos do país, cumpre pena de 309 anos de prisão por tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

E é de lá também que, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio, Beira-Mar mandava ordens para os comparsas do Comando Vermelho que atuam em comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Parentes do traficante são suspeitos de levar e repassar informações. As visitas a Beira-Mar agora foram suspensas.

As investigações começaram dois anos atrás, quando ladrões de veículos e de cargas foram presos e confessaram que metade de tudo que era roubado precisava ser entregue à quadrilha de Fernandinho Beira-Mar.

Os bandidos agiam em rodovias e vias expressas que cortam o município de Duque de Caxias. Faziam o motorista do caminhão refém, que era obrigado a levar a carga para dentro das comunidades dominadas pelo bando.

O Gaeco, Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, denunciou Beira-Mar e mais 27 pessoas por associação para o tráfico. Essa foi mais uma fase da Operação Torniquete contra o roubo de cargas.

Na segunda-feira (9), policiais prenderam 13 pessoas, apreenderam seis fuzis e recuperaram 68 veículos no Complexo da Maré. Três pessoas morreram, entre elas uma mulher de 30 anos.

Nesta terça-feira (10), agentes fizeram buscas na cela de Beira-Mar em Catanduvas e não encontraram nada. No Rio, eles estiveram em seis presídios e apreenderam seis celulares.

Roubo de cargas em Duque de Caxias (RJ) era comandado por condenado por Fernandinho Beira-Mar, aponta investigação — Foto: Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!