Oferecido por

Por Jornal Nacional


Joe Biden afirma que eleições foram justas e transparentes

Joe Biden afirma que eleições foram justas e transparentes

O presidente Joe Biden se manifestou, nesta quinta-feira (7), pela primeira vez desde a vitória de Donald Trump. Ele prometeu uma transição pacífica e disse que o sistema eleitoral foi justo e transparente.

O discurso na Casa Branca demorou menos de dez minutos. O presidente Joe Biden afirmou que a vontade do povo sempre prevalece e assegurou que haverá uma transição de poder pacífica. Disse que ligou para Donald Trump na quarta-feira (6) e parabenizou o presidente eleito. Biden elogiou a vice-presidente e ex-candidata do Partido Democrata, Kamala Harris.

“Ela fez uma campanha inspiradora”.

Reforçou que o sistema eleitoral americano é honesto, justo e transparente. Repetiu o que já disse em outros discursos:

“Você não pode amar o seu país só quando ganha”.

Pediu que os americanos não se vejam como adversários e que todos baixem a temperatura.

“Uma derrota não significa que estamos derrotados”.

Joe Biden afirma que eleições foram justas e transparentes — Foto: Reprodução/TV Globo

Joe Biden orientou a equipe dele a trabalhar com a de Donald Trump para organizar a transição de governo. Trump só toma posse em 20 de janeiro de 2025, mas tudo começa a ser planejado desde agora.

Uma tradição que começou há mais de 200 anos com John Adams, em 1801. Depois de uma campanha feroz, o segundo presidente americano aceitou a vitória do rival Thomas Jefferson. Ao longo da história, a cena se repetiu. Presidentes, mesmo de partidos opostos, passaram o bastão para o vencedor até 2020. Donald Trump não aceitou a derrota para o então candidato do Partido Democrata, Joe Biden. Tentou, sem sucesso, reverter o resultado das urnas.

Desde que perdeu a eleição, Kamala Harris fez uma aparição - no discurso de quinta-feira (6). A vice-presidente não teve nenhum evento público nesta quinta-feira (7). Apesar da derrota, integrantes da cúpula do Partido Democrata buscam passar uma mensagem de união para o país.

O casal Obama felicitou o presidente eleito Donald Trump e o vice na chapa, J.D. Vance, e afirmou que:

“Obviamente não era o resultado que nós esperávamos, dado o desacordo profundo com a chapa republicana em um grande número de assuntos. Mas viver em uma democracia é sobre reconhecer que o nosso ponto de vista nem sempre vence e ser capaz de aceitar a transferência pacífica de poder”.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!