Trump vence a eleição com folga, garante maioria no Senado e deve controlar a Câmara
O correspondente Ismar Madeira acompanhou a eleição na Geórgia, um dos estados em que não havia um favorito.
Foi impossível tirar os olhos da TV à medida que os resultados saíam, ainda mais nos estados decisivos, onde os dois candidatos estavam empatados nas pesquisas de intenção de votos. No Michigan, uma eleitora republicana estava ansiosa, e uma democrata ainda tinha esperança na vitória de Kamala Harris.
Além de Michigan, os outros estados com empate nas pesquisas eram: Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Norte, Wisconsin e Pensilvânia.
Nos Estados Unidos vence quem tiver a maioria dos membros do colégio eleitoral — 538 delegados distribuídos entre os 50 estados americanos proporcionalmente à população de cada local. E quem ganha num estado leva todos os delegados dali, independentemente da margem. Por isso é tão importante vencer nestes locais.
Em 2016, quando se elegeu presidente pela primeira vez, superando Hillary Clinton, Donald Trump venceu na: Pensilvânia, Arizona, Geórgia, Michigan, Carolina do Norte e Wisconsin, e perdeu em Nevada. Em 2020, contra Joe Biden, Trump venceu em apenas um dos estados-pêndulo: a Carolina do Norte. Joe Biden levou todos os outros seis.
Desta vez, os resultados mostram que Trump caminha para uma vitória contundente. Dos sete estados-pêndulo, apenas Nevada e Arizona ainda não confirmaram o resultado - até o fim da tarde desta quarta-feira (6), o republicano liderava nos dois. Donald Trump já venceu nos outros cinco.
Vitória contundente: Donald Trump vence em estados-pêndulo, como Geórgia e Michigan — Foto: Reprodução/TV Globo
A vitória foi se consolidando ao longo da noite de terça-feira (5) e da madrugada de quarta-feira (6). Primeiro, Donald Trump conquistou a Carolina do Norte, onde ele nunca perdeu uma eleição. Depois, foi a vez da Geórgia, que teve um gosto de revanche. É que em 2020, Joe Biden venceu no estado com menos de 1% de diferença. Trump não aceitou e está respondendo a um processo criminal por interferência eleitoral.
Aquela foi a única derrota dos republicanos na Geórgia desde 1992. Agora, o partido de Trump retomou o estado.
Vitória contundente: Donald Trump vence em estados-pêndulo, como Geórgia e Michigan — Foto: Reprodução/TV Globo
A eleição de Trump ficou clara quando a apuração avançou na Pensilvânia. Laurie foi uma apoiadora fervorosa no estado e resume alguns dos principais motivos dos eleitores que votaram nele:
"Para proteger nossas fronteiras, ajudar nossa economia e nos trazer de volta ao que éramos”.
Apoiadora de Trump — Foto: Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
- Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e promete virada nos EUA: 'Será a era de ouro da América'
- Como homens latinos ajudaram a eleger Trump: os grupos que deram vitória ao republicano
- Lula parabeniza Trump por vitória na eleição dos EUA, deseja sorte e prega diálogo
- Trump eleito presidente dos EUA: veja repercussão