Oferecido por

Por Jornal Nacional


Mais de cem cidades do Piauí decretaram situação de emergência por causa da seca

Mais de cem cidades do Piauí decretaram situação de emergência por causa da seca

Mais de 100 cidades do Piauí decretaram situação de emergência por causa da seca, a pior em 40 anos.

Desde abril - há quase 150 dias - não chove em Acauã, no sertão do Piauí. O agricultor Luan Reis vive da agricultura e já conta o prejuízo.

"A perda da produção foi de praticamente 50%, caiu pela metade do ano passado”, diz.

O governo federal reconheceu a situação de emergência provocada pela estiagem em 106 municípios do estado. Com isso, o envio de dinheiro para ações de enfrentamento à estiagem pode ser feito de forma mais ágil, com menos burocracia.

Segundo o governo do estado, a produção agrícola foi a mais afetada. Em muitas cidades, metade da safra está perdida. A Defesa Civil já começou a distribuição de água e cestas básicas e, com o decreto federal, será possível aumentar a ajuda para os agricultores.

Falta de chuva e baixa umidade deixam quase metade do Piauí em alerta — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

"Para exatamente não demorar, agilizar as operações que são necessárias para garantir água para consumo humano e para a produção dessas famílias, desses agricultores familiares que vivem nesses municípios majoritariamente atingidos pela seca”, diz Rafael Fonteles, governador do Piauí.

A agricultora Madalena Reais conta que, sem chuva, não há pasto para alimentar o rebanho. E até a ajuda chegar, o jeito é improvisar.

"O que nós temos é essa ração que nós estamos fazendo. Nós molhamos a palma e dá um xerém de milho. É só isso. Daqui até chover, a nossa situação é essa”, conta.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!