Oferecido por

Por Jornal Nacional


Os cuidados com a pele no verão

Os cuidados com a pele no verão

O sol vai ser o companheiro quase diário de milhões de turistas nos próximos meses.

A empacotadora Sandra Shibata mora no Japão e, depois de 13 anos longe do sol, acabou se descuidando um pouco durante o passeio por Caraguatatuba, no litoral de São Paulo.

"Eu queimei bastante, porque estava bem branca, né? Já estou descascando, meu rosto está parecendo uma pele de cobra."

Aproveitar a praia exige preparação. A família da professora universitária Jéssica Leal montou uma tenda, trouxe brinquedos, comida e o principal: protetor solar.

É claro que o sol faz parte do "pacote viagem", mas junto com ele, vem a radiação ultravioleta, que traz riscos à saúde. A escala que classifica a intensidade dos raios ultravioletas varia de 1 a 14:

Níveis de radiação ultravioleta — Foto: Reprodução/Jornal Nacional

  • Até o nível 2, o nível de radiação é baixo
  • De 3 a 5, a incidência é considerada moderada
  • A partir de 6, o índice é alto.
  • De 7 a 8, muito alto
  • A partir de 11, passa a ser considerado extremo e apresenta risco para a saúde.

Neste verão, esse perigo invisível deve estar mais presente.

"É um verão onde nós temos o fenômeno El Niño atuando, e ele vai tirar um pouco das chuvas e da quantidade de chuvas do estado de São Paulo, então é como se tivesse assim, dias com menos chuva, com menos nebulosidade, e você tem mais espaço para entrar a radiação", diz Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

Em um céu nublado, as nuvens podem parecer uma proteção natural contra a radiação ultravioleta. Mas o sol de verão, mesmo tímido, escondido, é prejudicial à saúde. Por isso, o uso do protetor solar, óculos de sol e chapéus, é um cuidado que deve ser lembrado sempre.

"Com 15 minutos a gente já pode sofrer uma queimadura de pele e muitas vezes, a gente está na praia, e não reaplica o filtro corretamente, e só vai perceber à noite a queimadura solar", diz a dermatologista Ana Christina de Lázaro Jorge.

"A partir do momento que você teve uma queimadura solar, você deve evitar uma nova exposição. A hidratação da pele é importantíssima, então, hidratantes com ação calmante, ingerir muita água, comida leve, vestir roupas leves e, dependendo da queimadura, às vezes até procurar um pronto socorro."

Se tem sol, tem calor, tem que ter cuidado com a família toda. "Na verdade, eu acredito que seja um investimento, um investimento na minha pele, na minha vida e na minha saúde, na minha filha também e no meu marido", diz Jéssica.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!