A homilia do Papa em Aparecida e as três virtudes teologais

qui, 25/07/13
por Maria Clara Bingemer |

A missa de Aparecida foi o grande evento religioso e pastoral da visita do Papa Francisco ao Brasil por ocasião da JMJ. Por isso mesmo, há que se estar atento, pois nela está todo o programa de sua visita, que se desenrolará nos próximos dias.

Parece-me especialmente importante o texto da segunda leitura da missa, do livro do Apocalipse, capítulo 12, que o Papa destacou em sua homilia. Trata-se de um texto mariano, no qual as comunidades cristãs sempre interpretaram a figura de Maria como figura da Igreja, defendendo o filho contra o dragão do pecado e saindo vitoriosa.

Nesse sentido, é clara a crítica do Papa à sociedade materialista e consumista que hoje é oferecida aos jovens. Voraz e consumista como o dragão que ameaça a mulher e sua cria, ela dilapida dia a dia a esperança dos jovens. E o Papa declarou: ”Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo”.

E os três dons imateriais e inspiradores que o Papa propõe aos jovens encontram seus correspondentes nas três virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

1. Conservar a esperança. A uma juventude desesperançada, que se confronta diariamente com uma sociedade sem ideais, sem trabalho, sem horizontes, o Papa propõe à Igreja do Brasil, e sobretudo aos jovens, não abrir mão da esperança. Não deixar que a esperança morra em seus corações e que seus horizontes esbarrem nos limites mortais do imediatismo injusto e consumista que só traz a morte e não a vida. Francisco reafirma que a esperança tem fundamento e sentido e exemplifica com o texto do Apocalipse, que mostra que, apesar de todas as ameaças e dragões da maldade, Deus não deixa perecer seus filhos. E por isso os pobres e os humildes têm profunda esperança nesse Deus que nunca falha.

2. Deixar-se surpreender por Deus. Esse ponto corresponde à virtude da fé. Quem crê sabe que em qualquer esquina e momento da vida, Deus está a sua espera para surpreendê-lo com um dom, um chamado, uma vocação. Só quem tem os sentidos espirituais abertos e atentos pode reconhecer as surpresas amorosas que estão à espreita, dando sentido à vida e vigor ao cotidiano. Crer num Deus que sempre surpreende, que em meio a uma pesca infrutífera dá o presente de sua Mãe, Nossa Senhora, que em meio à dureza do cotidiano infiltra sua presença amorosa, é o chamado para os jovens. Crer. Não achar que a realidade é apenas aquilo que parece ser, mas é sobretudo aquilo que poderá ser se a fé ilumina essa mesma realidade. Comparando a ação de Deus com o vinho novo das bodas de Cana que vem no final e é o melhor, o Papa encorajou os jovens a crer neste melhor que só Deus pode dar.

3. Viver na alegria. Quem crê e espera é porque se sente amado. Profundamente amado. E por isso tem que estar e ser alegre. O pessimismo, o derrotismo, é proibido àquele que crê em Jesus Cristo. Esse foi o último recado aos jovens: ser alegre, não deixar-se submergir na tristeza que o mundo parece oferecer. Experimentar o amor do Senhor e dar testemunho da imensa alegria que isso representa. Isso é o que liberta dos ídolos da morte: a riqueza, o poder, o prazer.

Fé, amor, caridade: três virtudes que ensinam a conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus, viver a alegria. Aparecida, santuário da padroeira do Brasil, sede da assembleia dos bispos em 2007, onde a Igreja Católica na América Latina se comprometeu a formar discípulos e missionários que combatem as injustiças sociais e sejam construtores do Reino de Deus. O Papa Francisco, porta-voz de Jesus que propõe como esperança para os jovens.

10 comentários sobre “A homilia do Papa em Aparecida e as três virtudes teologais”

  1. Este é sem dúvidas sinais de DEUS. Que palavras abençoadas.

  2. Muito bonito a apresentação do Papa. Mas a respeito do assunto acima é muito triste ver suas declarações. Em momento nenhum ele cita a Bíblia que é a única regra de fé e pratica de todos, eu disse TODOS os Cristãos. O texto mulher na Teologia de todos reconhecemos que se trata da Igreja, é figurado e simbólico. Afirmar textos do Novo Testamento sem confirmação dos dados proféticos ou conhecimento profundo do Velho testamento podemos cair em erro teológico como o do Papa e leva multidão ao mesmo erro, ainda mais sendo proferido por um líder simpático e carismático como Francisco. João XXIII para fazer uma afirmação relevante como esta só depois de consulta e anuência dos teólogos que o assistiam.

  3. Manuel Carlos disse:

    Olá querida Maria Clara Bingemer! muito obrigado pela sua grandiosa contribuição na informação dos verdadeiros sentidos dos maravilhosos conselhos do nosso querido Papa Francisco. Parabéns pela sua imensa capacidade de passar para o povo brasileiro as importantissimas lições de vida deste ser brilhantimente preparado e enviado por Deus. Que Deus te ilumine sempre.

  4. juliano disse:

    Caro José Paulo Vieira,

    Você diz que “Em momento nenhum ele cita a Bíblia que é a única regra de fé e pratica de todos, eu disse TODOS os Cristãos.”. Sim, ele não disse e não pode dizer, porque a Bíblia é regra de Fé , mas não é a “única”regra de Fé. As outras duas são a Tradição Apostólica (o ensinamento oral dos Apóstolos que não chegou a ser escrito, mas que dão testemunho os primeiros cristãos) e o Magistério da Igreja (“Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita” disse Jesus aos Apóstolos). Se você encontrar algum católico que diga que a Bíblia é a única regra de Fé, ou ele não tem uma formação adequada ou está se passando por católico, porque a Igreja jamais ensinou uma coisa dessas. Aliás, nenhum cristão jamais ensinou isso até bem pouco tempo atrás: quem inventou essa história foi Lutero, antes dele nem a Igreja Católica nem nenhum outro grupo cristão não-católico jamais pensou dessa maneira. O que prova, aliás, que não é doutrina recebida de Jesus e dos Apóstolos.

    Abraço!

  5. EDSON MEDEIROS disse:

    A IGNORÂNCIA É UMA BÊNÇÃO!!! Dito popular ou verdade onipontete? Creio na segunda opção, pois, alguns muitos intelectuais, tentam fazer sua verdade, ser a verdade absoluta!!! Todos acham que estão certos e por isto pagam um preço muito alto!! O preço da soberba, e cometem o maior pecado do mundo: levar outrem ao mesmo erro!! Façam o mais simples, e sejam verdadeiros, sejam humildes, para avaliar que toda a unanimidade é BURRA!!(já dizia o velho poeta) e mais ainda todas as divergências levam a discussões que teêm que ser saudáveis e produtivas para o crescimento do ser humano!!

  6. Maurício disse:

    O Homilia (com H maiúsculo) de Francisco demonstra claramente o seu conhecimento, e sobretudo sua ternua.
    Sabedoria é mais do que só conhecimento.
    Parabéns Maria Clara por seu texto, sempre esclarecedor sobre as virtudes.
    Tenhamos todos : Esperança, Confiança, Alegria.

  7. JUDITE SANTANA disse:

    Sem dúvida alguma as palavras e atitudes do santo Padre Francisco, são questinamento e resposta ao nosso mundo tão mesquinho, muitas vezes. Creio que ouvindo-o não existe um ser humano que não se sinta tocado e, por isso convidado a desinstalar-se. è um verdadiro profeta que estávamos precisando.
    Deus o ilumine sempre

  8. Thiago disse:

    Se o papa seguisse o conselho de Pedro: E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Atos 10:25-26

  9. Márcio Luiz disse:

    Um erro grave no catolicismo é atribuir o Papa como fundamento ou chefe da igreja católica. Segundo a Bíblia em Mateus 16:18, Jesus disse: “Tú és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…”. No original grego, o nome de Pedro (Petrus) significa pedra ou rocha. A pedra que Jesus disse que edificaria a igreja, em grego Petra, significa grande rocha de fundamento, ou pedra de sustentação ou de esquina. Eis aí a diferença entre Petrus e Petra. Em I Corinthios 3:11 diz: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento (Petra), além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo, e em atos 4:11 diz: ” Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular (Petra). Na tradução para o português, nós lemos simplesmente pedras, porém nos escritos originais passamos a identificar as diferenças, e portanto, já não poderemos cairmos em erro.

  10. A pessoas que tem se deixado levar por falta de informações a qual o papa e franciscano e este tipo de linhagem franciscano eles são despojados, antes de se tornar papa ele andava de metro na Argentina e hoje acham que o papa esta mais proximo do povo e que ele tem transmitido amor, falando que não julga os gays, a verdade é uma só a biblia diz em Romanos capitolo 8 .21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.
    22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
    23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
    24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.
    25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
    26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
    27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
    28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Se isso não for contra a vontade de Deus o que então. Deus não mudou continua o mesmo as pessoas que mudaram. Daqui a pouco o papa vai falar se os corruptos homicidas e tantos outros se buscancam a Deus quem é ele para julgar. Realmente o que era verdade hoje se tornou mentira….



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade