Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora de Fátima?
Lembro-me de que, certa vez, numa capela, presenciei uma discussão amistosa entre duas mulheres. Uma defendia acirradamente Nossa Senhora de Fátima, afirmando que se tratava de uma santa poderosa. A outra discordava, dizendo que Nossa Senhora Aparecida tinha bem mais poder e amava principalmente os brasileiros. No meu íntimo, não pude deixar de rir!
Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc. Às vezes, o título corresponde a uma aparição de Maria. Por exemplo: veneramos Maria como Nossa Senhora de Lourdes, porque ela apareceu na cidade de Lourdes, ou como Nossa Senhora de Fátima, porque ela apareceu a três crianças em Portugal, na localidade de Fátima.
Veneramo-la como Nossa Senhora Aparecida (do verbo aparecer), pois Maria apareceu ou teve sua imagem encontrada por pescadores no Vale do Paraíba. Outro exemplo: se cultuamos Maria com a epígrafe de Nossa Senhora da Boa Morte, é em virtude do fato histórico de que Maria assistiu seu marido, José, quando este expirou e pode outrossim estar espiritualmente conosco na hora de nossa morte.
As duas mulheres, no entanto, na sua simplicidade, cometeram mais um deslize: acreditam que Maria tem poder. Ora, Maria não goza de nenhum poder propriamente falando. Ela não nos dá as graças que pedimos. Ela tão somente recorre a seu filho, Jesus. Este, sim, dispõe de poder, porque é Deus. Desta feita, as graças chegam por intermédio de Maria, mas quem as dá é Cristo. Por este motivo, sempre rezamos a Maria, pedindo que ela rogue por nós, isto é, peça, suplique a Deus por nós, em vista das nossas necessidades.
Simples, objetivo e esclarecedor. O texto vai ao centro de uma discussão que tantos têm e revela-nos a simples figura da mãe Maria. Ela, que com seus inúmeros títulos, se torna acessível e próxima de seus filhos; leva até o coração de Deus suas orações, intercede por nós, pede ao pai como só uma mãe consegue. Viva Nossa Senhora em seus inúmeros títulos!
É sempre importante este tipo de esclarecimento. Muitas vezes nós católicos somos chamados de idólatras devido a nossa prória ignorância com a sã doutrina, que acaba elevando Nossa Senhora e também os santos a um patamar ao qual eles não pertencem: de divindade poderosa. Sua única onipotência é a suplicante. Parabéns pelas belas palavras!
Finalmente vejo um comentário inteligente sobre o “poder” ou não ter “poder” as tantas Nossas Senhoras que os católicos têm. Sabemos que todas, são uma só! Mas não lembro ter visto algúem ligado à igreja católica ter escrito isto. Parece que quanto menos o povo souber, melhor! E isto é ignôrância.
Este entendimento sobre mediação homem e criador por intermédio de maria não é escritural
Se manter uma imagem, feita por mãos humanas, de gesso ou barro não é idolatria, o que é então?
Idolátras! Está escrito na palavra de Deus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Por a caso foi Maria quem disse isso? Vão examinar as escrituras sagradas e seguir o único intercessor: Jesus Cristo o filho de Deus.”Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dará”.
Belas e sabias palavras, de fato somos filhos de uma mesma e só Mãe. Maria a quem nos socorre em horas de aflição,seu poder é único e exclusivo ;interseção.
Falamos muitas vez que somos ignorantes, mas não é porque
ela é nossa mamãe,querendo ou não! É claro que não
subestima o pode de Jesus, mas ela tem poder sim
Viva nossa Senhora!
Perfeito o esclarecimento. Parabéns pela simplicidade no escrever
Verdade..Maria, José e o proprio Jesus eram judeus, sendo que somente aos 30 anos Jesus deixou o judaismo para ser o lider espiritual do Catolicismo..MUITAS pessoas desconhecem a verdadeira historia das religioes.
Gostei muito do esclarecimento. Sou católica isso é certo. Mas disso não sabia.
Parabéns agora tenho o que argumentar com quem não é católico e vive de criticar a nossa religião.
Impressionante como tanta gente que não compartilha da fé católica, muito pelo contrário, a critica, vem até um blog católico, dentro da página de um evento católico, falar mal de nossa fé. Mas, enfim gostei muito do texto: simples, conciso, coeso, esclarecedor. Bom principalmente para os católicos que confundem as, digamos, “atribuições” de cada santo, anjo, e de Nossa Senhora, dentro da nossa Igreja.
O interessante disto tudo, é que a Bíblia nos diz que só exite um único mediador entre Deus e os homens.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Logo, rogar para Maria, ou qualquer outra pessoas por melhor que tenha sido em vida, é contra esta premissa tão clara e básica.
Jesus também se declarou aos seus discípulos como sendo o único Caminho, Ele disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, se não for por Mim” – João 14:6
Além disso, Jesus, sendo perfeitamente Deus, portanto, soberano, imutável, não pode ser influenciado, por ninguém. A doutrina ensinada pelo Papado é estranha ao próprio Evangelho de Cristo.
Sendo assim, não consigo entender qual a fundamentação Bíblica que o Catolicismo Romano possui para tal prática, além disso, rogar a Maria, ou qualquer outro “santo”, seria orar para quem já morreu, o que é totalmente condenável nas Escrituras. Rogar a Cristo e somente a Cristo, faz sentido porque Ele sim ressucitou e está a direita do trono de Deus defendendo seu discípulos, mediando a nova aliança como Perfeito e Único Sumo Sacerdote.
Acho que uma boa releitura na Bíblia, com olhar mais reverente e com a mesma coragem que teve Lutero, faria do Catolicismo Romano uma verdadeira Igreja Cristã.
Prezado João Gomes:
Por mais que você e os sequazes do protestantismo nos acusem de idólatras, é no mínimo interessante que na mesma bíblia que católicos e protestantes seguem fala a mesma coisa: Deus proíbe os ídolos não as imagens. Seria Deus esclerosado em proibir em um lugar e determinar em outro? Pode buscar na Escritura que vc encontrará a resposta.
Com relação a Cristo ser único mediador, isto é verdade. Mas não é apenas o Cristo cabeça, é o Cristo TOTAL, incluindo-se cabeça e membros, ou seja, a IGREJA, esteja ela no céu ou na terra! A Beata Virgem Maria, os santos que já estão salvos e nós que caminhamos interecedemos por todos, pois FORMAMOS O MESMO CORPO DE CRISTO. Então será que o proceder de uma religião que escolhe a parte do corpo que vai amar? Eu amo Cristo Cabeça e desprezo Cristo nos membros do corpo? Por isso que Nossa Senhora e os santos podem intereceder por nós, como nós podemos rezar uns pelos outros.
Esta é a verdadeira fé católica e é nisto que nós acreditamos. Portanto, antes de acusar compreenda e viva a fé, pois “na mesma medida que julgardes sereis julgados.”
Saudações em Cristo Jesus.
Eu só queria lembrar que o Senhor nunca deixou de ser Judeu por que era a sua nacionalidade e também foi Líder Espiritual do catolicismo a palavra Católico , a palavra tem um sentido universal. A Igreja cresceu se espalhou e teve esse nome nessa época não existia denominação com este nome.
A respeito de Maria, ela ordena aos discípulos que quem tem autoridade é Jesus… conferi no Evangelho que escreveu segundo João capitulo 2 versículo 5 O Apóstolo São Paulo escreve uma carta pastoral a 1ª Timóteo capitulo 2. versículo 5 que o Senhor Jesus é o único intermediador Jesus Ele é o único Mediador.
Uma Pergunta Que Ano surgiu o Primeiro Papa porque O Apóstolo Pedro Morreu no ano 78 DC.
Um Abraço.
Jesus, quanta ignorância… São estes os católicos brasileiros…
Não há necessidade de você chamar pelo nome de Jesus quando quer chamr os católicos brasileiros de ignorantes, principalmente quando se infiltra em um blog para Católicos