Clichês eclesiásticos: o que o Papa Francisco não trará para o Brasil
Um fato vem chamando a atenção de todos: os jovens protestam contra as instituições – partidos políticos, sindicatos, escolas, famílias, religiões. Ou então se mostram indiferentes. Qual a razão deste protesto e indiferença? Para o que diz respeito ao catolicismo, estatísticas de países tradicionalmente católicos na Europa apontam para menos de 20% a frequência às missas dominicais, na faixa etária dos 18 aos 30 anos. oitenta e cinco por cento dos jovens não têm nenhum contato estável com o mundo eclesial. Trata-se de uma situação alarmante, a ponto de se falar de “uma primeira geração incrédula”, coincidente praticamente com os chamados “nativos digitais”.
Quando se trata de saber a razão da recusa dos jovens pela religião, a Igreja católica vem se convencendo que a tradição cultural do cristianismo ficou ilegível. A Igreja difunde, praticamente há vinte séculos, uma crença ligada aos valores da Europa e do Mediterrâneo, quando ultimamente despontam os valores da Ásia e do Pacífico (China, Tibete, Índia, Extremo-Oriente e etc).
As jornadas mundiais da juventude (a do Rio, entre 23 e 28 de julho, é a 28ª) têm procurado reinterpretar o catolicismo para os jovens. Até agora esses encontros trouxeram a marca de João Paulo II (reuniões de massa, com efeitos midiáticos, para despertar a identidade católica e proporcionar uma experiência consolatória através de megafestas litúrgicas).
Mas a jornada do Rio será a primeira do Papa Francisco, que dá inequívocos sinais de retomada de um catolicismo sociologicamente menos atávico, e de maior densidade evangélica.
É claro que o Papa terá imenso prazer de encontrar os jovens do mundo inteiro reunidos no seu continente. Mas seguramente pensará também nos milhões de jovens que nem pensaram em vir ao Rio de Janeiro, milhões dos quais nem sabem quem é Jesus Cristo, e deverá falar para todos. É a sua primeira chance de falar “para o mundo” a partir de um continente de jovens e de pobres.
Virá para repetir os clichês eclesiásticos: culpa, demônio, pecado, obediência, dízimo, salvação, vida eterna? Creio que não. Penso que se esforçará para apresentar um catolicismo em processo de reevangelização, pois nossos corações e mentes infelizmente, cobertos pela poeira de décadas de rotina e neocristandade, deixaram de ser seduzidos pela força e ternura de Deus, encarnado na fraqueza de um jovem crucificado.
Aposto que o Papa Francisco dirá aos jovens que Deus é justiça, amor e paz, que enviou seu Filho Jesus para nos ensinar a justiça, o amor e a paz; e que o nosso mundo, com o qual estamos insatisfeitos, só será melhor pela justiça, pelo amor e pela paz. A Igreja está a serviço do Evangelho da justiça, do amor e da paz.
O Brasil é oficialmente um Estado laico. Por que todos esses privilégios para com o papa e os católicos? Quem pagará a conta dessa vinda e de tudo mais? O povo vai protestar.
Muito lúcido o seu comentário sobre a mudança de uma religiosidade anacrônica que vive de ritos e manifestações midiáticas e, o que pior, de uma liturgia baseada na idade média, onde o homem era ameaçado constantemente pelo fogo do inferno, caso não desse valor aos clérigos que eram os únicos letrados da época e ainda tinha o seu idioma particular, o latim, para se se entenderem,
Apesar de ainda termos grandes bolsões de miséria, o mundo mudou para aquela parte privilegiada da população que conseguiu estudar e se bastar. Por isso, o afastamento dos jovens dessa teologia anacrônica! Faz bem o Papa ou qualquer outro líder religioso que venha professar a justiça,o amor e a paz! Afinal, isso está explicito desde o “jovem que foi imolado na cruz” e que ainda hoje nos diz ” Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. E para isso, convenhamos, basta a singeleza de um abraço, do entendimento e da disposição em favor dos menos favorecidos. O paraíso deve e pode começar no aqui e no agora. O resto, só Deus sabe…
É lógico que o Papa dirá o que o colunista Domingos Zamagna “brilhantemente” previu… Mas aposte também que não somente Domingos como também muita gente vai se surpreender com algo mais que o humilde servo de Deus Mario Jorge Bergoglio, não por acaso intitulado Francisco, dirá e exemplificará a humanidade. Que Deus nos abençoe!
Marcio Lima – Espirito Santo do Pinhal, SP
Muito bom!!!
Sera mesmo que nossa geração eh incrédula? Ou sera que somos esclarecidos o bastante, pra perceber que não ha diferença alguma em viver com ou sem religião?.. Sera este o principio do fim do comercio da fé?? O que mais farão pra chamar a nossa atenção..? Um papa negro de dreadlocks?..
Bom !
Bem, só nos resta esperar que de fato a pomposa “Santidade” esteja certa sobre essa geração ser “incrédula”. Vinte séculos de parasitismo material, ideológico, político, espiritual e mental já são mais do que o suficiente.
Que essa instituição obscurantista e nefasta desapareça da Terra em não mais doque uma geração e dela restem apenas os ecos de um pesadelo de ignorância para ser estudado em livros de História.
“Trata-se de uma situação alarmante, a ponto de se falar de “uma primeira geração incrédula””
Alarmante?? Porque??O que mudaria? A geração incrédula pelo menos poderá usar camisinhas na África infestada por AIDS?
A juventude está se educando, e sabe que a idéia que o criador de 300 bilhões de galáxias, cada uma como 100 bilhões de estrelas; ser um zumbi judeu da idade do bronze é, e sempre foi, ridícula.
“fraqueza de um jovem crucificado”?O que Jesus passou naquela cruz não há homem algum nesta terra que possa suportar tanta dor.E o que seria da humanidade se não fosse a “fraqueza” Dele?
Não quero desmerecer seus argumentos ou o papel da igreja católica nos dias atuais, mas creio que existe um argumento melhor do que dizer que está se criando (ou se criou) “uma primeira geração incrédula”.
Acho que existem dois pontos chaves para o catolicismo estar perdendo força em terras tupiniquins. Um deles é a globalização: As pessoas tem acesso a todas as religiões do mundo, seja por meio de internet, livros, revistas ou mídia televisiva. Assim, elas agora podem escolher seguir a religião que melhor lhes soar plausível ou confortante. Outro ponto chave é que religião não é mais tratado como “fator obrigatório” na vida das pessoas: tempos atrás, a cultura ditava que deveríamos ir à igreja todo domingo, rezar toda noite. Hoje, temos uma mente mais livre: rezamos qualquer hora do dia, e temos ciência de que a igreja não é o único ponto de contato com Deus (para quem seguir tais religiões).
Eu, particularmente, troquei meu cristianismo passado por herança familiar por uma doutrina filosófica que minha mente criou, com base nas vontades de minha alma. Acredito no Deus através da razão, alcançável através do espírito, e não só alcançável através de palavras antes de dormir e através da igreja. A canção GITA é o que melhor explica o que quero dizer.
Desde que seja pregado o que diz a Bíblia, tudo para o reino de Deus é válido, não importa se é o Papa ou o Bispo Macedo, a verdade é só uma.
Se não for para falar do que é eterno será inútil.
É o que esperamos: uma igreja em renovação!
O cristianismo e mais especificamente o catolicismo está em uma encruzilhada de difícil decisão: continuar pregando o tradicional, aquilo que sempre foi dito como sendo a verdade eterna, ou mudar a pregação renegando muito do que foi dito. Aí está o problema a ser resolvido!!!
FAÇA TUDO O QUE ELES DIZEM MAS NÃO FAÇA O QUE FAZEM , ( SEM GENERALIZAR ) CONHEÇO PADRES E PASTORES QUE VIVERAM SERVINDO E MORRERAM POBRES E ABANDONADOS…MAS COROADOS NO CÉU…MAS INFELISMENTE O QUE VEMOS NESTES ULTIMOS TEMPOS SÃO LIDERES ESPIRITUAIS PASTORES E PADRES CADA VEZ MAIS DISTANTES DOS POVOS COM SEGURANÇAS , HOSPEDADOS NOS HOTEIS MAIS LUXUOSOS E SEM PODER E GRAÇA NENHUMA, TOTALMENTE INVERSOS DO QUE CRISTO E SEUS DICIPULOS VIVIAM , TOTALMENTE O OPOSTO DO QUE A IGREJA PRIMITIVA VIVIA, SE ESTA IGREJA CATOLICA BATE NO PEITO SE DIZENDO SER Á UNICA IGREJA VERDADEIRA ( OS JUDEUS TAMBEM FIZERAM ISTO ) E MATARAM A CRISTO, É DE SE LAMENTAR VER A UNICA E VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO COM TANTA CORRUPÇÃO, PODERIO, EGOISMO, PEDOFILIA E ESCANDALOS QUE ATÉ O PROPRIO LIDER NÃO SUPORTOU E ABANDONOU A CASA. A RELIGIÃO MATA CRISTO E A SUA PALAVRA LIBERTA.
Concordo com o texto. Só acredito que a dicotomia de valores apresentados (Euro-mediterrâneos X Pacífico-asiáticos) exclui diversos outros desafios que a Igreja Católica enfrenta hoje em dia para restabelecer a fé daqueles que se dizem católicos.
No Brasil (e na maior parte da América com grande população negra) me parece que a maior ameaça religiosa ao cristianismo são as religiões de matriz africana (Umbanda, Candomblés, Vodus, Santería, etc).
Estas religiões trazem novos valores, “africanos”, que são mais abrangentes e inclusivos do que os valores euro-mediterrâneos: principalmente a falta de dogmas posturais para identificação religiosa,
Isto é, qualquer um pode seguir estas religiões, independente da cor, origem, orientação sexual, política, filosófica, e até religiosa (muitas seitas divergem nos seus fundamentos religiosos, mantendo uma base em comum, sem deixarem de se reconhecer como comuns).
Dentro do cristianismo (principalmente nas Américas) o catolicismo sofre competição do protestantismo, cada vez menos teológico e mais visceral.
E no monoteísmo (notadamente na África, Europa Oriental, e Ásia) sofre a pressão do crescente e expansivo islamismo. Tanto o protestantismo, quanto o islamismo vêm suprindo as lacunas emocionais deixadas pela falta de religião que a modernidade trouxe.
Nunca vi um reporter escrever tanta baboseira em toda minha vida… e ainda com destaque! Após a JMJ você volte aqui e faça outra matéria…
O texto já começa mal pelo título. Não se pode dizer que o autor é um especialista, uma vez que ele parece muito mal informado sobre o evento.
A JMJ foi criada com o objetivo de mostrar ao mundo que há uma multidão de jovens que andam na contra-mão dos ditames modernos. Jovens que adoram a Cristo e seguem os mandamentos da igreja. Jovens que largam seu conforto e a rotina do mundo para ter um encontro íntimo com Jesus Cristo.
Além disso, cabe reforçar a falta de ética do escritor, que chama Jesus Cristo de um jovem fraco. Acredito que o autor não tenha a menor noção da força e do amor que foram necessários a esse jovem para se entregar á cruz (o pior castigo da época, aplicado apenas a assassinos e estupradores) em sinal de amor à humanidade.
Convido o autor a participar da JMJ Rio 2013 para poder ter uma visão concreta do evento, antes de sair escrevendo textos sem fundamentos que o G1 ainda chama de “especialista”.
O papa não me representa !!!
Essa eh a 13a edicao do evento, nao a 28a.
“NÃO FAZ MAL O QUE FALAM DE JESUS. JÁ ESTÁ BEM CLARO QUE JESUS SEM NÓS CONTINUA SENDO O FILHO DE DEUS….. JÁ NÓS SEM “ELE” ESTAMOS NAS MÃO DE PESSOAS COMO MUITAS QUE AQUI ESCREVEM. MISERICORDIA\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Mariana essa é a 28ª Jornada sim, dá uma olhada no site do vaticano, é que ela acontece sempre nos domingos de ramos no vaticano…
https://www.vatican.va/holy_father/francesco/travels/2013/papa-francesco-gmg-rio-de-janeiro-2013_po.htm
Oi, Thiago!! Eu quis dizer que eh a 13a nesse formato de um encontro internacional. Eu sei que ela eh celebrada todo anos nas paroquias no Domingo de Ramos, mas obrigada assim mesmo.
é bom perceber que o assunto meche com todos. independente da crença de cada um eu espero que o respeito seja a marca deste evento o papa virá de um jeito ou de outro e como Jesus Disse quem quiser me seguir tome sua Cruz e siga -me portanto para os que não gostam não comente, não vá, fique na sua não queira que os outros não façam o que vc não tem vontade isso é ipocrisia e como disse o padre fábio è muito mais prazerozo crer do que não crer em nada.
Aos que não estão informados: QUEM PAGARÁ AS DESPESAS DOS JOVENS QUE PARTICIPARÃO DA JMJ RIO 2013, SÃO ELES MESMOS! EU DIGO ISSO COM CERTEZA TOTAL POIS ESTOU PARTICIPANDO E ARQUEI COM TODAS AS MINHAS DESPESAS .
É preciso ter uma memória muito curta e uma vontade demasiadamente grande para dizer que a Igreja repete os mesmos clichês há 2000 anos.
Se a Igreja falasse mais em demônio, em penitência, em todas as coisas ruins que acontecem quando se diz não a Deus, como antes do Concílio Vaticano II, hoje a Igreja não estaria tão desfavorecida na faixa etária mais jovem.
O Concílio foi um grande e boníssimo acontecimento. Eu não vivi naquele tempo, tenho nem 20 anos ainda, mas pesquisei sobre o CVII e sobre a Igreja antes dele. Era fundamental que a Igreja se adaptasse aos novos tempos, aprendesse as novas linguagens para melhor mostrar a Palavra de Deus. O problema foi distorceram todo o CVII na aplicação das mudanças!
A Igreja deixou de ser estática como era, para ser uma ONG, uma benfeitora relativista no mundo. O papado perdeu sua maior utilidade: manter as pessoas na fé. O papa virou simplesmente um enfeite, que só faz reproduzir alguns textos prontos com no máximo um ou outro acréscimo em alguma coisinha: virou um esteriótipo de bispo católico para os outros bispos imitarem….
A última vez que o papado voltou a cena foi quando Paulo VI mudou o missal, destruiu a missa e passou por cima do Papa São Pio V, que usou da infalibilidade papal para decretar a Missa Tridentina com a de sempre, insubstituível. Ou seja, só foi papa para acabar com a Igreja, certamente por pressão dos modernistas….
Hoje em dia o último resquício da verdadeira Igreja Católica é a condenação, por enquanto pelo visto, da contracepção, do aborto, da eutanásia, do \\"casamento\\" homossexual, do comunismo/marxismo, pelo menos oficialmente ainda, porque na prática já tem padre e muito bispo por aí indo contra a ainda vigente opinião da Igreja sobre esses temas.
Se a Igreja, se o papa não acabar com esse relativismo dentro da própria Igreja, se o papa não exortar diretamente todos os católicos e todo clero a aplicar, sem outras interpretações e modismo o CVII, que em nada prevê o abandono do latim ou da antiga missa, muito pelo contrário, e que também não manda ninguém construir aquelas igrejas novas parecendo não sei nem o quê, a Igreja não sobrevive, com a atual conjuntura, por muito tempo.
O Papa Bento XVI bem que tentou implantar o CVII de verdade, usando de novo costumes dos outros papas, pondo de volta o crucifixo e os castiçais no altar, como na Missa Tridentina, passou a rezar missas em latim sutilmente, fez um Motu Proprio autorizando a realização de da Missa verdadeira, mas os modernistas satanistas que fazem lobby não deixaram ele continuar a voltar com a tradição…. sempre o ignoraram e quase que em conluio com a mídia fizeram com a imagem do Papa Bento XVI ficasse manchada.
Se Francisco voltar com a mensagem de sempre da Igreja, de paz, de solidariedade, de justiça, de se fizer tudo isto não vai para o inferno, não vai fazer a vontade de Satanás, não vai ter coisa ruim acontecendo; se ele voltar com a tradição, com a Missa Tridentina atualizada para os novos tempos, com a obrigatoriedade das missas todo dia, com a proibição de mundanismos modernistas ou pós-modernistas dentro das igrejas na arquitetura ou na arte sacra, se impuser disciplina aos padres e aos bispos para que espalhem o Evangelho verdadeiro e para que lutem em defesa do plano e da criação de Deus, a Igreja voltaria triunfante e como mantedora da harmonia espiritual, moral da humanidade, pelo menos católica. Podia perder metade dos fiéis, mas os que sobrarem seriam fiéis de verdade como antigamente, só que atuais.
O texto é preciso na análise. Não por acaso, foi escrito por um brilhante teólogo e filósofo.
Mas para ajudar a esclarecer alguns comentários acima:
1) Não há privilégios na JMJ, o Estado está prestando apenas os mesmos serviços públicos que também presta no carnaval, ano novo, parada gay, etc etc. E não deu dinheiro pra ninguém.
2) O texto não fala jovem fraco em nenhum momento, mas em “fraqueza de um jovem crucificado”, pois foi assim que Deus se uniu a nós, fazendo-se humano até na fraqueza.
2) Espero que a instituição doente e apodrecida da Igreja acabe sim, e logo. Mas não podemos confundir nem igualar essa instituição de poder com a Igreja em si, que é muito maior e já teve diferentes “instituições”, renovadas diversas vezes nesses dois mil anos pelo amor e pela justiça.
QUERO DIZER, EM PRINCIPIO ,QUE O HOMEM É UM SER PENSANTE E DOTADO DE VÁRIAS POTÊNCIAS,COM: VISÃO,AUDIÇÃO,TATO,ETC…DESDE OS PRIMÓRDIOS TEMOS E PRECISAMOS RESPONDER A VÁRIOS ANSEIOS E PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR,POSSO AFIRMAR APARTE DE MINHA EXPERIÊNCIA DE VIDA QUE SEM CRER(CRENÇA), O HOMEM PERDE SEU PRUMO SUA IDENTIDADE DO SOBRENATURAL,(para onde iremos e de onde viemos),SENDO ASSIM DEUS É A ÚNICA RESPOSTA PARA TODO ESSE EMARANHADO DE QUESTÕES E QUESTIONAMENTOS QUE TANTO NOS ATORMENTA ,DIGO NÃO COM PROSELITISMO, OU COM CONSCIÊNCIA,MANCHADA POR ALIENAÇÃO, MAS COMO ALGUÉM QUE PROVOU E CONVIDA A VOCÊS QUE ME LEEM, A PROVA-LO, VIVER LO E SENTI-LO EM SEU CORAÇÃO , PASSANDO PARA VOCÊ A CERTEZA DE QUE O AMOR (ÁGAPE), ESTÁ EM TODO O SEU SER, SEJA VOCÊ SABEDOR DISSO OU NÃO,POIS POSSO TE AFIRMAR QUE DEUS APOSTA E CRÊ NO HOMEM ,OBRA PRIMA DE SUA CRIAÇÃO,E QUE NEM TODO VELHO É MELHOR QUE O NOVO E QUE DEUS MESMO SENDO ETERNO RENOVA FACE DA TERRA.
o Ultimo paragrafo soou tão irônico.
É triste ver pessoas, que acreditam que o homem para ser racional não pode acreditar em Deus e que o homem sozinho se basta, se assim fosse não teríamos a necessidade de viver em cidades ou comunidades, não teríamos a necessidade de formar família. A religião existe desde que o homem começou a pensar em seu lugar no mundo, ela é necessária e fundamental!!! Sou feliz por ser um pessoa que acredita em Deus!!
O único adjetivo usado para qualificar o papa até então é “simplicidade”. Não usa anel de diamantes, anda em carro popular, dorme em quarto simples e etc. Logo ao descer no Rio, pelo Galeão, ele deverá ter observado que milhares de moradores da comunidade da Maré vivem em “simplicidade” muito mais simples. Não vejo qualidade em alguem se declarar simples ou mesmo honesto. Isto é um dever do cidadão comum. O que gostaria é de saber é se ele vai entregar os padres pedófilos à justiça comum. Se vai dar uma atenção especial à situação dos gays. Se vai dar atenção a questão das células troncos para regeneração de algum órgão com problema genético. Se vai orientar o uso de preservativos para se evitar a aids, por exemplo. E, por fim, quando teremos um papa negro rebanhando os católicos deste mundo afora?
Fico feliz por ver o Papa no Brasil. Acho q o valor gasto em sua visita é irrisório comparado à alegria q ele vem trazer.
Parabens ao Brasil que sempre soube receber bem a todos, valeu Papa Francisco, fui criado desde pequeno na fe catolica e o que aprendi de minha vida foi que desde pequeno era o trabalho e começei aos 14 anos em uma fabrica de tecidos e e o que esta precisando e o trabalho e estudo, trabalhar desde novo. Minha mäe ensinou a honestidade e o trabalho e nunca ficar dependente de politico. Quem trabalha vive melhor e cada um deve cuidar de tua vida e somente DEUS e quem tem direito sobre nossa vida. O Brasil e o mundo precisa e muito e de TRABALHO.
O BRASIL NÃO É UM ESTADO LAICO OFICIALMENTE E NUNCA SERÁ.
AQUI E NO MUNDO INTEIRO PREDOMINA A FÉ CATÓLICAAAAAAAAAAA.
Deu para entender ou ainda nãããããããooooooo??????????????????
SÓ PARA ESCLARECER:
- Numa visita de chefe de estado se gasta alguma coisa. Num evento internacional é natural que alguma rotina da cidade se altere. No caso da JMJ, o gasto ficou mesmo foi com a Arquidiocese do Rio, o vaticano e os peregrinos. (outros eventos como a copa das confederações tiveram a maior parte do gasto por conta da união, ou seja de cada contribuinte).
- A Igreja (Católica) continua pregando a mesma coisa que sempre pregou, ou seja, Jesus, e Jesus crucuficado, que ressucitou). Não mudou, e não vai mudar.
- Os discípulos de Jesus usaram, usam e usarão dos meios (fala, rádio, tv, internet) de divulgação existentes (em cada época) disponíveis para a divulgação da boa nova (evangelho) de Jesus.
- A ciência tem sua importância, mas não traz respostas a tudo. A Fé é necessária para jogar uma luz. É bem verdade que a Igreja (Católica) é a instituição que mais contribuiu com a ciência: criou as universidades, o método científico das evidências, no estudo da hereditariedade o Frei Gregor Mendel é hoje considerado o pai da genética, o padre Georges Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, a fundação dos hospitais, etc. No caso das células tronco, no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul se destaca pelo estudo e uso das mesmas; mas que fique bem claro, somente células tronco adultas, já que o uso de células tronco embrionárias É UM CRIME, pois para consegui-las é preciso matar o bebê em gestação.
- Finalmente; um evento que reune os jovens dos 4 cantos do mundo, uma visita para falar de paz, esperança e alegria seja muito bem vinda. SEJA BEM VINDO PAPA FRANCISCO.