Por Henrique Martin, g1


Tirando uma selfie — Foto: June Aye/Unsplash

Tirar uma selfie não é só abrir a câmera frontal do celular, esticar o braço para a frente e apontar a lente na sua própria direção.

Técnicas simples ajudam a capturar selfies melhores, sozinho ou em grupo.

Um bom autorretrato envolve criar uma cena com boa luz, ângulo, pose e, se possível, usar acessórios para aprimorar o resultado.

"Embora a selfie possa parecer uma ação conectada somente à vaidade, o autorretrato é ao longo da história da fotografia uma forma de muitos fotógrafos expressarem sua visão de mundo", explica a fotógrafa Flavia Valsani.

O Guia de Compras selecionou algumas dicas de especialistas para tirar as melhores selfies.

☀️ AJUSTE A LUZ - Boas selfies têm iluminação suficiente – sem estourar tudo sob a luz do sol, de uma lâmpada ou esconder o rosto nas sombras.

"Selfie fica bonita em um lugar iluminado, mas sem usar luz direta no rosto", diz o fotógrafo Pedro Dimitrow.

"Gosto muito de usar luz vinda da janela, que funciona como uma luz dirigida. costuma ser uma opção fácil que rende boas imagens, não só para selfies", comenta Valsani.

A ideia aqui é não apontar a iluminação direto para a face na selfie, mas brincar com a luz de forma indireta. Por exemplo: em vez de ficar de frente para a janela, fique um pouco de lado.

À esquerda: selfie com luz direta deixa a foto mais exagerada. À direita, com a mesma luz ao lado, tons mais naturais — Foto: Henrique Martin/g1

Também é legal ajustar a exposição (a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe) na hora do clique. Basta tocar na tela "em cima" da pessoa a ser fotografada e ajustar a exposição para mais ou para menos, evitando fotos estouradas ou muito escuras.

Ajuste de exposição no iPhone: toque na tela e arraste a barra amarela que vai aparecer para corrigir a iluminação — Foto: Henrique Martin/g1

🌜À NOITE - Falando em foto escura, lembre-se de que os celulares têm um modo noturno, para capturar imagens em locais mais escuros. Mas ele demora alguns segundos tirando a foto: se não souber esperar e já sair da pose, a foto pode ficar borrada.

Uma alternativa é usar a lanterna de outro celular para iluminar a cena.

Acessórios como luzes de LED também ajudam a iluminar cenários escuros. "Se der, procure uma fonte de luz disponível no local, como abajur ou luminária", completa Flavia Valsani.

Muitos celulares (Android ou iPhone) podem acender a tela na hora do clique, deixando-a branca, para ajudar na iluminação como se fosse um flash.

🧽 LIMPE A LENTE DA CÂMERA - Para deixar as fotos mais nítidas e sem borrões, use um pano de microfibra ou flanela antes de tirar as fotos. Se os pontos de luz na cena se tornam linhas na tela, é sinal de que a lente precisa de limpeza.

📸 USE A CÂMERA OFICIAL - Em vez de tirar fotos com a função de câmera da rede social, use o app de câmera "original" do seu celular e depois leve para a rede – a qualidade costuma ser maior.

🙋🏾ACERTE O ÂNGULO E FAÇA A POSE - Apenas esticar o braço e clicar nem sempre deixa o rosto bom nas selfies. É recomendável avaliar os melhores ângulos para o rosto em relação à posição da câmera – como esticar o pescoço um pouco para a frente ou mesmo levantar o braço. "Um ângulo um pouco mais alto também ajuda", completa Dimitrow.

Selfie com o braço um pouco para cima ajuda a destacar o fundo — Foto: Henrique Martin/g1

Vale treinar em casa para se dar bem na selfie da balada, do casamento... "É sempre interessante exercitar diferentes ângulos do rosto para que a pessoa descubra qual é o mais atraente de acordo com a sua percepção", ensina Flavia Valsani. "Tanto a descoberta dos ângulos quanto a da melhor luz dependem de exercícios até que você se sinta confortável com o resultado final."

E não se esqueça de sorrir de forma natural.

Leia outras dicas do Guia de Compras:

⏳USE O TIMER - "O melhor amigo da selfie é o timer, especialmente se o objetivo é fazer fotos mais elaboradas que não sejam só de rosto (uma pose para mostrar os looks, por exemplo)", explica Valsani. A contagem regressiva permite apertar o botão e posar ao mesmo tempo.

O timer também ajuda a tirar fotos menos tremidas – já que o dedo não vai estar na tela do celular na hora do clique.

👩‍👧‍👧 EM GRUPO - Nessa hora, vale também contar com o timer.

E como organizar? Quem tem o braço mais comprido da turma vai tirar a selfie. E nada de ficar um ao lado do outro e sofrer para não deixar ninguém fora da foto, como acabou acontecendo na famosa selfie do Oscar de 2014.

'Selfie' traz Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Ellen DeGeneres, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie no Oscar 2014. — Foto: AP Photo/Ellen DeGeneres

Para caber todo mundo, a pessoa que está com a câmera pode ficar mais à frente, em primeiro plano, e as demais, atrás. Flavia Valsani sugere lembrar de capas de disco: gente sentada em escadas, alguns em pé e outros sentados, por exemplo.

🤳🏽 ATIVE O MODO RETRATO - Nem sempre o fundo da imagem ajuda – uma parede manchada ou uma multidão em um show pode comprometer o resultado final da selfie. Nessa hora, o modo retrato é o maior aliado ao borrar o fundo, destacando somente a pessoa (ou grupo) à frente.

Celulares com sistema Android e o iPhone, da Apple, contam com o recurso de selfies com modo retrato. Ele também é indicado para tirar fotos em cenas escuras com paisagens ao fundo – que vão ficar borradas, destacando os rostos à frente.

Selfie com modo retrato, com o fundo desfocado em iluminação indireta — Foto: Henrique Martin/g1

💡ACESSÓRIOS - São opcionais, mas podem ajudar a melhorar a iluminação, caso de luzes portáteis, e a estabilização da imagem, com tripés e suportes giratórios.

Uma tendência encontrada nas lojas on-line consultadas é a de suportes magnéticos ou de encaixe que servem para apoiar o celular e também têm um controle com conexão bluetooth, permitindo tirar selfies com a câmera traseira.

🪩 EDIÇÃO? NEM SEMPRE - Tirou o autorretrato e não gostou? Os aplicativos de edição de imagem ajudam a melhorar o resultado final, mas sem exageros. "Não sou fã dos apps que modificam em excesso o rosto das pessoas", finaliza Flavia Valsani.

Veja a seguir uma lista de smartphones bons de selfie e acessórios para ajudar a melhorar as fotos.

Axnen PO2 360
Suporte móvel com estabilizador Axnen PO2 360
Newtudy LED clip
Luz LED ajustável com clip Newtudy
Ulanzi VI120 RGB
Luz portátil Ulanzi VI120 RGB
Ulazi CG02
Suporte com disparador bluetooth e luz Ulazi CG02
3C Digital suporte magnético
Suporte magnético com disparador 3C Digital

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Bem-vinda, Clarinha 😍👶🏼🧡
Filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda nasce no dia do Natal  - Foto: (Reprodução/Redes Sociais)
São Paulo

Juiz considerou que Wanderson Brandão não poderia estar nos locais de assalto.

Justiça absolve e solta vendedor que ficou 89 dias preso por engano - Programa: G1 SP
São Paulo

Alta foi de 71% entre 2018 e 2019, mas número total de detenções de policiais diminuiu.

Pará

Edward Luz diz ser consultor de associação. Ele tentou impedir fiscalização do Ibama.

Entidade nega manter ligação com antropólogo detido em área indígena - Foto: (Reprodução Twitter/edwardluz )
Cooperação internacional

Homem é suspeito de ter matado a mulher em 2013; corpo jamais foi encontrado.

Americano procurado pela Interpol é preso em MG - Foto: (Divulgação / Polícia Federal)
Economia

Moeda acumula valorização de quase 9% em relação ao real desde o início do ano.

Dólar sobe mais, fecha a R$ 4,36 e renova recorde
19 de fevereiro, quarta-feira

G1 reúne os principais assuntos de hoje.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!