Ministério da Gestão divulga novo cronograma do 'Enem dos Concursos'
Os candidatos que foram reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU), após decisão da Justiça, e não ficaram satisfeitos com suas notas na prova discursiva podem solicitar a revisão até esta terça-feira (10).
Os resultados estão disponíveis na área do candidato, no site da Fundação Cesgranrio, e foram divulgados na data de ontem. Na mesma página, os participantes também podem conferir se a sua situação no concurso foi alterada por causa dos processos judiciais.
A correção da parte escrita das provas dependia do número de acertos que o candidato teve na prova de múltipla escolha, conforme as notas de corte definidas pela Fundação Cesgranrio.
Abaixo, confira o passo a passo para solicitar a revisão.
- ➡️ Antes de entrar com o recurso, é possível conferir a prova digitalizada na página oficial do concurso.
- ➡️ Para isso, basta fazer login com a conta gov.br, acessar o menu "Interposição de recursos" e baixar a imagem.
- ➡️ O pedido de revisão da nota deve ser feito neste mesmo local. O candidato precisa enviar uma petição direcionada à Fundação Cesgranrio, ou seja, um documento formal narrando os fatos e solicitando uma providência.
É importante lembrar que qualquer pedido de revisão que contenha sinais de identificação do candidato será automaticamente indeferido. Ou seja, ao redigir o pedido, evite qualquer marca ou informação que possa revelar sua identidade.
⚠️ A nota do candidato poderá ser mantida, aumentada ou diminuída após a revisão.
As decisões dos pedidos de revisão serão divulgadas no dia 20 de dezembro, na página oficial do concurso. Apenas os pedidos deferidos terão suas decisões publicadas.
Além das provas discursivas, os candidatos também podem solicitar a revisão da prova de títulos e do resultado do procedimento de verificação, para quem concorre às vagas por cotas.
Outros recursos
- 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
Nos próximos meses, haverá ainda o procedimento de verificação para os candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Assim, a divulgação da lista final de aprovados no CNU, que estava prevista para o dia 21, foi adiada para 11 de fevereiro de 2025.
Novo cronograma
Foram dois os motivos que levaram à reintegração de mais de 32 mil candidatos ao concurso, em novembro:
- Garantir a correção da prova escrita dos participantes que concorrem a vagas reservadas para negros em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência;
- Cancelar a eliminação dos participantes que deixaram de preencher uma das formas de identificação do gabarito ("bolinha" ou frase da capa).
O que é o CNU?
Conhecido como "Enem dos concursos", o CNU teve sua primeira edição neste ano e foi o maior da história do país em número de inscritos (2,1 milhões).
Pela primeira vez, uma iniciativa centralizou em uma única prova os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal, reunindo mais de 6,6 mil vagas.
Antes do adiamento, a convocação para a posse dos aprovados, ou para início do curso de formação, estava prevista para janeiro de 2025.
Após a finalização desta etapa, um outro edital com as vagas remanescentes será divulgado pelo Ministério da Gestão. Esses cargos serão preenchidos por candidatos da lista de espera.
'Enem dos Concursos': notas do CNU são divulgadas; veja como acessar