Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda
Pouco antes do desabamento da ponte que liga o Tocantins e o Maranhão, um vereador de Aguiarnópolis estava no local fazendo vídeos. Ele tinha o intuito de mostrar a situação da estrutura no momento que o asfalto cedeu e rachou.
(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que uma das pessoas mortas após a queda da ponte era o mototaxista Marçon Gley Ferreira. Segundo o Corpo de Bombeiros, que havia incluído o nome da lista de vítimas, o homem está desaparecido. A informação foi corrigida às 14h20 de segunda-feira, 23 de dezembro de 2024.)
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ponte leva o nome de Juscelino Kubitschek de Oliveira fica na BR-226 e caiu por volta das 14h50 deste domingo (22). Autoridades do Maranhão confirmaram que há mortos e feridos. Mais de dez pessoas estão desaparecidas.
O vídeo foi publicado nas redes sociais do vereador Elias Junior (Republicanos). Andando pelo acostamento da estrutura, ele mostra rachaduras no asfalto. Segundo o vereador, sem manutenção, a ponte estava se deteriorando com o grande fluxo de veículos de carga que trafegavam diariamente por ela.
De repente ele e outras pessoas que estavam no local escutaram barulhos e a ponte cedeu. Havia veículos atravessando o trecho entre os estados no momento da queda. É possível ver o momento que uma caminhonete passa por cima da rachadura e uma motocicleta consegue frear antes de entrar na ponte.
Por medo, todos que estavam na cabeceira da ponte saem correndo. O vereador dá uma volta e vai até a margem do rio Tocantins, onde é possível ver a cortina de fumaça provocada pela quebra na estrutura e impacto com a água.
LEIA TAMBÉM:
Desabamento
Equipes dos bombeiros do Tocantins e Maranhão, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local. Ainda não foram divulgadas informações sobre as causas do acidente.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vão central da ponte que ligava as cidades e cedeu, tinha 533 metros de extensão. E que equipes vão avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias.
Governador do Tocantins
Governador Wanderlei envia equipes de resgate após ponte desabar entre TO e o MA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) divulgou um vídeo informando que está acompanhando a situação. Também comentou que há vítimas e que já determinou o envio de equipes para ajudar nas buscas.
"Acabei de conversar com o prefeito de Aguiarnópolis, nosso companheiro, e ele falou que perdeu uma pessoa da cidade. Caíram veículo, motocicletas lá. Estou falando também com o Corpo de Bombeiros, estão se deslocando de Araguaína para a região. Nós temos também quartel lá próximo e estão se deslocando. É uma profundidade de 50 metros, com grau de dificuldade grande. Mergulhadores de Palmas também vamos acionar para ir", disse Wanderlei.
Além das equipes de forças de segurança regionais, o governador afirmou que conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para saber quais providências serão tomadas com relação à estrutura da ponte. Mas destacou que a prioridade é cuidar das vítimas.
"Temos que cuidar agora das vítimas, das pessoas que caíram nesse terrível acidente da ponte do Estreito", afirmou.
O Governo informou que uma equipe de salvamento dos Bombeiros da região já está no local e outra de Palmas saiu do aeroporto da capital, em uma aeronave do Estado, com destino à Aguiarnópolis para auxiliar as vítimas.
Desvio
Para informar a população, a PRF alertou que os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem ao Maranhão:
- Acessar a TO que vai de Darcinópolis a Luzinópolis;
- Chegar na BR-230 e seguir até km 101, na cidade de São Bento;
- Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Como segunda opção de rota, a PRF orienta que a partir de Araguaína, o motorista deve seguir sentido os municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz. O percurso deve ser feito por balsa, por isso se torna mais demorado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.