Celebrada na véspera do Natal, a tradicional Missa do Galo é considerada um momento muito especial para os católicos nesta época do ano, pois é uma das formas de comemorar o nascimento de Jesus.
A principal cerimônia acontece na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a celebração feita pelo Papa, e é transmitida pela TV Globo, à 00h do dia 24 de dezembro para o dia 25 de dezembro, a data do Natal.
No Brasil, uma das principais cerimônias é realizada pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo - neste ano, a Missa do Galo será às 20h desta terça-feira (24).
O que a ave representa na missa?
Segundo a Igreja Católica, a Missa do Galo recebe esse nome pelo fato do nascimento de Jesus Cristo ter sido anunciado pelo canto de um galo, à meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
Por conta disso, o galo também se tornou um símbolo de acordar e de um novo tempo ou uma nova vida na Igreja Católica.
“O termo 'Missa do Galo' teve início oficialmente no século IV, quando o papa criou uma missa para aguardar a chegada da data que representa o nascimento de Jesus", diz o padre Marcelo Magalhães.
"O galo é um animal que simboliza a vigília, pois ele aguarda o nascimento do dia e canta, anuncia. Ele foi o primeiro a anunciar o nascimento de Jesus, que represente o sol nascente que nos visita, que nos traz luz na escuridão. E o galo é o animal que anuncia a primeira luz", completa.
A Missa do Galo é considerada a principal entre as quatro celebrações de Natal realizadas na Igreja Católica. Antes dela é celebrada a Missa da Vigília, realizada do período da tarde.
No dia 25 de dezembro, a Igreja Católica ainda realiza outras duas celebrações para comemorar o Natal: a Missa da Aurora, realizada logo pela manhã, ao nascer do sol, e a Missa do Dia, realizada após o nascer do sol.
Santuário Nacional de Aparecida divulga os horários das missas de Natal e de Ano Novo