Chuva provoca seis mortes em São Paulo
O temporal que atingiu o estado de SP no fim de semana provocou mortes, além de pontos de alagamentos, deslizamentos e estragos.
Segundo a Defesa Civil, entre sábado (21) e domingo (22), seis mortes foram registradas em três cidades do estado:
- Quatro vítimas em Várzea Paulista (dois deslizamentos)
- Uma vítima em Nova Odessa (enxurrada)
- Uma vítima em São Paulo (enxurrada)
A Defesa Civil também informou que, até domingo, 12 pessoas foram socorridas com ferimentos. O total de desabrigados ou desalojados era 69 pessoas.
Ao todo foram 22 municípios atingidos pela chuva: os mais atingidos são a região metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Campinas e Barretos.
Deslizamentos em Várzea Paulista
Dois deslizamentos no bairro Vila Real atingiu casas. Quatro pessoas, sendo três delas mãe e duas filhas crianças, morreram.
Chuva provoca deslizamento de terra em Várzea Paulista; três pessoas morreram
O deslizamento que matou a mulher e as filhas ocorreu na noite de sábado (21). Os corpos foram retirados do local, na Rua Ilha Bela, pelas equipes de resgate após horas de trabalho por conta do difícil acesso à área.
As vítimas foram identificadas como Renata Leite de Oliveira, de 30 anos, e as filhas Ana Gabriela de Oliveira Gizoni, de 3, e Ana Vitória Leite de Oliveira Gizoni, de 8 anos.
O outro deslizamento foi registrado na manhã de domingo, no mesmo bairro, mas em outra residência, que resultou na morte de um homem. A identidade não foi informada.
Conforme a Defesa Civil, a chuva de forte intensidade atingiu a região, ocasionando deslizamento de terra por volta das 18h30. Duas casas foram atingidas pelo deslizamento de terra.
"O Corpo de Bombeiros atuou com 13 viaturas e suas respectivas equipes na busca pelos corpos que estavam sob os escombros. Foi montado um Posto de Comando para coordenar as operações de resgate, logística e integração entre os órgãos envolvidos. A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou atendimentos a 11 vítimas que apresentaram ferimentos leves, as quais ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes."
Vítimas de deslizamento de terra em Várzea Paulista são mãe e filhas
Ainda segundo a Defesa Civil, geólogos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) foram ao local para prestar apoio. Eles realizaram uma avaliação da área afetada e das condições do terreno.
Participaram da operação na cidade as Defesas Civis do estado e do município, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e os geólogos do IPA.
Chuva deixa moradores sem energia elétrica em bairro de Jundiaí
"A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizará hoje a contabilidade dos danos, a vistoria técnica da área em conjunto com um geólogo do IPA e, caso necessário, providenciará a abertura do Centro Comunitário para abrigar as famílias. Após a conclusão dos procedimentos de auxílio aos munícipes e caso seja constatada a necessidade, solicitará apoio para a obtenção da devida ajuda humanitária, que foi oferecida ao município pela Defesa Civil do Estado", completou a Defesa Civil.
Enxurrada em Nova Odessa
Já em Nova Odessa, uma pessoa morreu arrastada por uma enxurrada no sábado. O incidente foi registrado na Avenida Ampélio Gazzetta, bairro Green Village.
A vítima é o motoboy Daniel dos Santos Galindo, de 29 anos. Ele foi arrastado pela enxurrada para o córrego Capuava, sendo localizado e retirado pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda conforme a Defesa Civil, foi registrado 30 mm de chuva nas últimas 24 horas e 46 mm nas últimas 48 horas na cidade. A média climatológica mensal é 215,4 mm, e até o momento só choveu 59,3 mm, o que representa 23 % do esperado nestes 21 dias de dezembro.
Enxurrada em São Paulo
Uma pessoa também foi arrastada por enxurrada na capital paulista, no sábado. O caso foi registrado na Rua Adelina Linhares.
A vítima chegou a ser socorrida por pessoas que estavam no local e levada ao Hospital Nhocune, onde recebeu atendimento médico. Porém, a vítima morreu após ser transferida para o Hospital do Tatuapé.
Confira abaixo a lista das cidades com o maior acumulado de chuva nas últimas 48 horas:
- São Paulo: 172mm
- Várzea Paulista: 145mm
- Sorocaba: 140mm
- Jundiaí: 137mm
- Caieiras: 132mm
- Bragança Paulista: 127mm
- Jarinu: 120mm
- Ferraz De Vasconcelos: 108mm
- Campo Limpo Paulista: 100mm
- Cesário Lange: 99mm
- São Carlos: 97mm
- Mogi Das Cruzes: 95mm
- Atibaia: 95mm
- Monte Mor: 94mm
- Tietê: 92mm
- Santa Bárbara D'oeste: 90mm
- Elias Fausto: 90mm
- Boituva: 89mm
- Osasco: 87mm
- Francisco Morato: 83mm
- Itatiba: 80mm
Monitoramento
"Desde sexta-feira (20), a Defesa Civil mantém monitoramento ininterrupto, já tendo sido emitidos até o momento 8 boletins meteorológicos e encaminhados 69 alertas. Na noite de sábado para domingo, equipes da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) auxiliaram no trabalho de vistoria técnica nas áreas atingidas por deslizamento de terra no município de Várzea Paulista. Na manhã desse domingo (22) as equipes permanecem no município auxiliando na vistoria das áreas atingidas", informou.
Verão começa com muita chuva e alagamento em cidades da região
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí