Chuva forte provoca alagamentos na região de Sorocaba
A chuva que atingiu a região de Sorocaba (SP) neste sábado (21) provocou alagamentos de ruas e casas, e transbordou o Rio Tietê, em Salto (SP), durante a tarde do primeiro dia de Verão.
Segundo apurado pela TV TEM, Sorocaba (SP) foi a quinta cidade onde mais choveu no estado de São Paulo nas últimas seis horas. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), o município teve um acumulado de 88,6 mm.
Na Vila Independência, casas da rua Jose Antonio Lourenço ficaram alagadas durante a chuva forte. Em imagens enviadas à TV TEM, é possível ver que a água chegou a transbordar pelos vasos sanitários de algumas residências.
Chuva deixa moradores sem energia elétrica em bairro de Jundiaí
Segundo a prefeitura, as Avenidas XV de Agosto, Dr. Afonso Vergueiro e a Praça da Bandeira ficaram interditadas devido ao alagamento registrado às 19h20. Por volta das 20h20, a Afonso Vergueiro foi liberada para o fluxo de veículos e pedestres.
Também há interdições de tráfego na Avenida Dom Aguirre , na Praça Lions, na Rua Benedito Venceslau Mendes, no Jardim Nova Manchester, na Rua Marechal Castello Branco, no Jardim Sandra, e na Rua Orsélio Pereira, no Parque Vitória Régia.
LEIA TAMBÉM:
Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que enviou uma equipe para o local e que também acionou a fiscalização para "certificar se há residências contribuindo irregularmente com a água de chuva na rede de esgoto do bairro, o que propicia retornos no imóvel."
A autarquia também disse que a equipe vai orientar os moradores das casas sobre a importância de instalar válvula de retenção na saída do esgoto para evitar o retorno nas casas.
No fim da tarde, um morador informou à TV TEM que uma equipe foi até o local e limpou uma caixa de esgoto que estava entupida.
Em Salto, um morador registrou um vídeo na rua Cidade Rodeio, no Centro da cidade, onde é possível ver o trecho tomado pela água. Segundo o Cemaden, o município registrou de 34 mm de chuva durante o sábado na Vila Nova.
A espuma tóxica também voltou a cobrir a paisagem no trecho do Rio Tietê que passa pelo município. No trecho da rua 24 de outubro, a água invadiu a ponte.
Segundo especialistas, a espuma tóxica é formada pela concentração de resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento. Especificamente no trecho de Salto, ela se forma por conta das corredeiras de uma cachoeira da cidade.
Em Várzea Paulista (SP), no fim da tarde, o rio Jundiaí transbordou. Um trecho entre a Rua Sorocaba e a Marginal de Várzea Paulista foi tomado pela água. No bairro Jardim América II, a rua ficou totalmente alagada após a chuva deste sábado.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí