Localizada no município de Cedral (SP), a Fazenda Primavera tem como principal atividade a produção de leite há mais de 30 anos. Uma tradição que começou com o pai da Gabriela de Azevedo Rodrigues. Assim como o mais velho, a filha também se formou em direito. Hoje, aos 26 anos, ela trocou os tribunais pela administração da propriedade rural.
Gabriela foi responsável por mudanças significativas na gestão da propriedade, como a setorização do trabalho, garantindo maior organização e produtividade. Um dos investimentos foi na melhoria do ambiente das vacas girolando. O espaço coberto, com ventilação e aspersores para manter as vacas resfriadas, substituiu o antigo manejo no pasto.
Suas ações na propriedade fizeram com ela conseguisse reduzir custos operacionais, produzindo a ração para as vacas. As ações de melhorias inspiraram os funcionários da fazenda, como Franciele Cristina de Lima, que atua nos serviços gerais e ressalta a admiração pela liderança da Gabriela em um setor tradicionalmente dominado por homens.
O avanço feminino no agronegócio é um movimento crescente. Em Irapuã (SP), a criadora de gado Desire Castilho também aplicou a modernidade no manejo do rebanho e ainda teve que enfrentar os preconceitos enquanto consolidava sua posição no setor.
Devota de Nossa Senhora Aparecida, ela equilibra tradição e inovação, mantendo viva a história familiar na fazenda herdada do avô. Assim como Gabriela, Desire representa uma nova geração de mulheres que comandam o campo, mostrando que determinação e profissionalismo são capazes de superar desafios e transformar realidades.
Veja a reportagem exibida no programa em 22/12/2024:
Mulheres mostram competência no comando da propriedade rural
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais