Zoo de SP ganha 4 novas filhotes de leão, que estão na 'maternidade' e serão batizadas com nomes de personagens de 'O Rei Leão'

Vídeos feitos pela equipe do Zoológico de São Paulo mostram as bebês brincando, descansando e até levando puxão de orelha da mãe. Elas são filhas de Django — leão nascido na Dinamarca que já foi pai de quatro no ano passado — e Erindi, leoa vinda da Holanda.

Por Redação g1 SP — São Paulo


Zoológico de SP ganha 4 novos filhotes de leão

O Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista, ganhou mais quatro filhotes de leão. O quarteto de fêmeas nasceu em novembro, mas as primeiras imagens foram divulgadas somente neste sábado (21). Elas aparecem brincando, descansando e até levando puxão de orelha da mãe (vídeo acima).

As filhotes, que ainda não têm nome, são filhas de Django — leão nascido no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca, que chegou a São Paulo com 1 ano. Ele, inclusive, já tinha sido pai de quatro no ano passado, mas, desta vez, a mãe é outra: Erindi, leoa vinda do Gaia Zoo, na Holanda.

Atualmente, as leoazinhas estão na "maternidade", uma área restrita do zoológico. Elas poderão ser vistas pelo público por meio de uma TV que será instalada nos próximos dias e mostrará o dia a dia das novas moradoras enquanto estiverem fora da área de visitação.

Elas serão batizadas com nomes inspirados nos personagens do filme O Rei Leão, clássico da Disney que conta a história de Simba, um jovem leão que luta para assumir seu lugar como rei da savana africana.

Sempre ao lado da mamãe, as bebês estão aprendendo a explorar o ambiente, brincam umas com as outras e até levam um puxão de orelha de vez em quando:

Filhote de leão no Zoo SP — Foto: Divulgação

Ao todo, 18 leões moram no Zoo SP, formando o maior plantel da espécie em zoológicos no Brasil. Em ambiente natural, eles vivem em grupos que podem chegar a até 40 indivíduos, comportamento que é exceção entre os felinos, que preferem viver e caçar sozinhos.

Mapeamento genético

Historicamente, o Zoológico de São Paulo trabalha ativamente para manter a população de felinos. São 15 espécies desses animais silvestres que já se reproduziram no local. Ao menos 13 delas sob ameaça de extinção.

O Zoo faz parte de uma plataforma que gerencia dados de mais de mil zoológicos em 90 países. Por isso, é possível garantir o cruzamento seguro de animais.

Erindi e seus filhotes — Foto: Divulgação/Zoológico de São Paulo

“Antes de a gente decidir juntar um macho e a fêmea, temos que fazer um estudo da árvore genealógica desses animais. A gente sabe toda a linhagem deles. Só assim a gente tem certeza que o pai e a mãe não são aparentados de forma alguma e que os filhotes vão ser geneticamente saudáveis”, contou o biólogo Ariel Tandello, que atua no Zoo SP.

Serviço

Zoológico de São Paulo

  • Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
  • Preço: a partir de R$ 39,90 (meia)
  • Ingressos: ingressos.zoologico.com.br // WhatsApp (11) 4934-6804
  • Endereço: Av. Miguel Estefano, 4241, Água Funda – São Paulo (SP)