Após arrecadar cartinhas de crianças, Mamãe Noel entrega presentes durante festa comunitária no interior de SP

O evento contou com cerca de 120 crianças e foi marcado pela entrega de presentes arrecadados por uma moradora de São José do Rio Preto (SP) após receber dezenas cartinhas com diversos pedidos.

Por Mariane Santana, g1 Rio Preto e Araçatuba


Mamãe Noel durante festa comunitária em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Após receber dezenas de cartinhas de crianças carentes, a Mamãe Noel, moradora de São José do Rio Preto (SP), fez a entrega dos presentes durante uma festa comunitária realizada nesta segunda-feira (23). Raquel Barboza iniciou o projeto em 2004, quando recebeu em casa, por engano, uma cartinha endereçada ao Papai Noel. Depois disso, nunca mais parou.

O pedido de um caderno estava em uma das cartas recebidas recentemente e com o recado cordial que informava que, caso o desejo não fosse atendido, não haveria problema (leia abaixo).

Além da entrega dos presentes, a festa contou com refrigerante, cachorro-quente e a tão esperada chegada simbólica do Papai Noel, alegrando a todos os participantes. Cerca de 120 crianças estiveram no evento, que também contou com o apoio de dez voluntários responsáveis por organizar e distribuir os presentes.

Papai Noel animou a criançada durante festa comunitária em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Este ano, a tradicional festa ocorreu no bairro São Pedro e foi organizada pela Mamãe Noel, também conhecida como "Tia Raquel".

Artur de 6 anos ganha presente de Natal durante festa comunitária em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução / Whatsapp

O pequeno Artur de 6 anos teve o desejo atendido e ganhou um carrinho. "Estou muito feliz que eu ganhei meu presente”, disse emocionado.

Os presentes foram arrecadados por Raquel após receber pedidos de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atuando como empregada doméstica, ela lidera a iniciativa de forma independente, sem patrocínios ou grandes divulgações.

O projeto é alimentado pela solidariedade de moradores do bairro, amigos e seguidores nas redes sociais, que se mobilizam para adotar as cartinhas. Após arrecadar as cartinhas, a Mamãe Noel buscar pessoas que aceitem “adotá-las” atendendo aos pedidos.

Raquel, que iniciou o trabalho há quase 20 anos, destacou ao g1 que, para ela, a festa é um momento de realização.

“É a sensação de dever cumprido… eu só tenho que agradecer a Deus. Hoje eu sou a pessoa mais feliz do mundo. Natal é isso, é amor, é se doar e todo mundo pode ajudar um pouquinho”, disse Raquel.

Mamãe Noel organiza presente antes de festa comunitária em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

A dona de casa Fabiana Soares, que tem quatro filhos, um deles com necessidades especiais, se emocionou ao comentar sobre o trabalho desenvolvido pela Mamãe Noel. Além do presente das crianças, ela também foi beneficiada com alimentos e leite.

"Esses alimentos são muito importante para os meus filhos e o leite também... Vamos conseguir passar o Natal e o Ano Novo com comida na mesa", finalizou Fabiana.

A dona de casa Fabiana Soares foi beneficiada com o projeto em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

A festa desta segunda-feira foi mais um capítulo de uma história de amor, solidariedade e união que faz a diferença na vida de tantas pessoas.

🎄Quem é a Mamãe Noel?

Há cerca de duas décadas, Raquel Barbosa dos Santos, de 57 anos, transforma o Natal de crianças carentes em São José do Rio Preto (SP). "Tia Raquel” ela iniciou o projeto em 2004, quando recebeu em casa, por engano, uma cartinha endereçada ao Papai Noel. Na época, seu marido estava desempregado, e o casal enfrentava dificuldades financeiras para sustentar os três filhos pequenos.

Mesmo assim, Raquel decidiu atender ao pedido da criança e, naquele momento, percebeu que poderia fazer mais. No mesmo ano, ela começou a arrecadar cartinhas e buscar pessoas que aceitassem “adotá-las” para atender aos pedidos.

Mamãe Noel se emociona após receber cartinha de criança com pedido de caderno e recado especial: 'Se não conseguir não tem problema' — Foto: Arquivo pessoal

Ao longo dos anos, o projeto cresceu. Se no início eram apenas 32 cartinhas atendidas, hoje o número chega a centenas. Em 2024, mais de 300 cartinhas foram enviadas à “Mamãe Noel”, e os pedidos variaram entre brinquedos, roupas, alimentos e até itens escolares.

Recado emocionante

Este ano, um dos pedidos mais simples e comoventes foi de uma criança que desejava apenas um livro de colorir e deixou um recado: “Se não conseguir, não tem problema.”

Mamãe Noel se emociona após receber cartinha de criança com pedido de caderno e recado especial: 'Se não conseguir não tem problema' — Foto: Arquivo pessoal

Entre os relatos emocionantes que Raquel guarda, um dos mais marcantes foi o de uma criança que pediu, há cerca de 13 anos, o retorno do pai, que estava preso. “Aquilo mexeu comigo, porque não era algo que eu pudesse resolver”, lembrou a “Mamãe Noel”.

Mamãe Noel se emociona após receber cartinha de criança com pedido de caderno e recado especial: 'Se não conseguir não tem problema' — Foto: Arquivo pessoal

“Não faço nada sozinha. Tenho pessoas incríveis que me ajudam, mas é tudo no ‘boca a boca’”, explicou Raquel.

Além de transformar o Natal das crianças, o projeto também é fonte de inspiração para a comunidade.

* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM