A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, assinou o contrato para as obras do terminal de passageiros do futuro Aeroporto Civil Metropolitano. O projeto, que conta com um investimento de R$ 2,7 milhões, será financiado com recursos do Ministério de Portos e Aeroportos.
A assinatura ocorreu na quarta-feira (12), em cerimônia junto com o ministro Silvio Costa Filho e outras autoridades na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS).
De acordo com a prefeitura, a empresa vencedora da licitação para as obras é a Paradigma Projetos e Obras, que possui um cronograma de execução de cinco meses.
Segundo o prefeito Válter Suman (PSDB), o primeiro voo deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.
“O aeroporto encurtará distâncias, trará desenvolvimento e ainda vai gerar muitos empregos, aumentando oportunidades e somando ao nosso potencial regional”, disse Suman, em nota divulgada pela prefeitura.
Aeroporto
Ainda segundo a administração municipal, as obras da primeira fase do aeroporto devem ser concluídas até o final deste ano. A etapa contempla a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, com investimento de R$ 19 milhões do governo federal.
Atualmente, estão sendo executados os serviços de reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, além das intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, área de resa (cabeceiras da pista), vias de acesso de serviço e sinalização horizontal e vertical.
Outros anúncios
Durante o evento, a APS e o governo federal também anunciaram um investimento para o projeto do Parque do Forte, que prevê um inovador e moderno complexo dentro do Forte da Vera Cruz do Itapema, maior símbolo de Vicente de Carvalho.
A cerimônia na sede da Autoridade Portuária ainda formalizou outros anúncios oficiais, como a contratação da rede privativa 5G no Porto, além de um estudo do Gêmeo Digital, que permitirá uma réplica virtual completa do Porto, incluindo navios, armazéns e condições climáticas em tempo real, bem como simulação de cenários e testes de novas tecnologias.