Tripulantes pulam de lancha para escapar de colisão com navio no litoral de SP
Duas pessoas que estavam em uma lancha à deriva pularam no mar para escapar do impacto com um navio no canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, mostram os tripulantes saltando e o resgate deles (veja acima).
No vídeo, é possível ouvir a buzina do navio soar cada vez mais alto à medida que ele se aproximava da lancha, que estava parada devido a problemas de navegação. Um dos tripulantes foi visto sendo resgatado com uma boia, que foi arremessada de dentro da balsa que realiza a travessia entre Santos e Guarujá.
Em nota, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informou que teve conhecimento da situação de 'quase abalroamento' envolvendo o navio NM Bow Precision e a embarcação de esporte e recreio Lola.
O incidente, segundo a Marinha, ocorreu na tarde do último sábado (7), no Canal do Porto de Santos, nas proximidades da travessia de veículos entre Santos e Guarujá. A embarcação, tripulada por duas pessoas, teve sua tripulação lançada ao mar pela ameaça de colisão com um navio.
Leia também:
A Marinha afirmou que os tripulantes foram resgatados sem ferimentos por outras embarcações que estavam nas proximidades na hora do ocorrido. Uma equipe da CPSP foi enviada ao local para coletar informações e iniciar as apurações sobre o ocorrido.
Um inquérito administrativo foi instaurado para investigar as causas do incidente e possíveis responsabilidades. Além disso, a MB reforçou a importância da manutenção preventiva das embarcações e do cumprimento das normas de segurança náutica, como o uso de coletes salva-vidas.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), informou que dois passageiros de uma lancha envolvida em um incidente com um navio de grande porte foram resgatados por equipes operacionais do DH.
Ainda de acordo com a Semil, após o resgate, a dupla foi conduzida até uma embarcação particular. Até o momento, não há informações sobre a motivação.