A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, ampliou em 23,5% o número de vacinas aplicadas no ambiente escolar, totalizando 2.603 aplicações em 2024. O número supera o registrado em 2023, quando foram aplicadas 2.106 doses na rede municipal.
A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), e beneficia não apenas os estudantes, mas também professores e funcionários da rede municipal de ensino que têm a carteira de vacinação em atraso.
A UME Doutor Alcides Lobo Viana, localizada no Marapé, foi a última unidade a receber a equipe de saúde neste ano. Na quinta-feira (5), 15 doses foram aplicadas em alunos e funcionários, incluindo 11 contra a gripe, duas contra a febre amarela e duas contra a poliomielite.
Bons índices
De acordo com a prefeitura, Santos encerrou o ano de 2023 com altas taxas de cobertura vacinal: 95% contra o HPV e 90% contra as meningites ACWY, superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A administração municipal informou que, ao longo do ano letivo, são disponibilizadas vacinas contra diversas doenças, como influenza (gripe), COVID-19, HPV, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, febre amarela, varicela e meningite tipo C.
Em nota, a prefeitura atribuiu os números acima do esperado à imunização realizada no ambiente escolar e destacou a expectativa de continuar ampliando os índices por meio de campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação.