Culinaria #013: Aprenda a fazer um sonho de padaria
O sonho é um dos doces mais queridinhos dos brasileiros. Com recheio bem caprichado e uma massa fofinha, ele chama a atenção nas vitrines das padarias. Que tal fazer um sonho delicioso em casa? Com os ingredientes certos e dicas certeiras, é possível preparar essa sobremesa para a família toda.
O confeiteiro Caio Cezar Santos, técnico de Panificação e Confeitaria, contou um pouco sobre a origem desse doce e também passou a receita completa, da massa e dos recheios, para fazer um saboroso sonho de padaria em casa.
Qual a origem do sonho?
O doce surgiu na Alemanha, mas tem uma origem incerta. Uma delas é que ele foi criado por um padeiro, em período de guerra, que quis imitar o formato de uma bola de canhão.
"No Brasil, ele aparece a partir de 1920. Ele invadiu as padarias com recheio amarelo, do creme, e a massa que era utilizada era das sobras de pão. Por isso, ele também é chamado de sonho de padaria", conta o confeiteiro.
O tradicional é feito com creme de baunilha. Há outras versões?
Sim. No Brasil, o tradicional é com o creme de confeiteiro. Há também com creme de chocolate, mas pode ser recheado com doce de leite ou chantilly.
Qual a melhor receita de sonho para fazer em casa?
Confira a receita da massa de sonho do confeiteiro Caio Cezar:
Massa
Ingredientes
- 500 gramas farinha de trigo
- 50 gramas de açúcar
- 5 gramas de sal
- 20 gramas de fermento biológico seco
- 2 ovos
- 100 ml de leite
- 90 gramas de água
- 15 gramas de óleo
- 40 gramas de margarina sem sal
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes secos. Coloque em uma mesa e abra um buraco no meio. Em uma tigela, misture todos os ingredientes líquidos e adicione ao centro da farinha, aos poucos.
Depois que incorporar todos os líquidos, sove a massa por 15 minutos ou até atingir o 'ponto de véu'. Isso significa que a massa ficará elástica a ponto de ser aberta, sem rasgar, até ficar quase transparente.
Corte a massa em peças de 50 gramas e faça bolas com cada uma. Deixe descansando por cerca de 2 horas, dependendo do clima, para a massa crescer. Frite em óleo não muito quente (150 graus) para a massa não ficar crua. Espere a massa esfriar para colocar o recheio.
Como saber o ponto certo da massa?
Ao sovar a massa na mesa, aos poucos, ela absorve a farinha. Quando ela desgrudar da mesa e das mãos, ela está no ponto certo. Outra dica, segundo ele, é abrir a massa e ver o ponto do véu.
"Quando a gente ver que ela está transparente e lisa, é porque a massa já está pronta e pode ser modelada", explica.
Minha massa não cresceu, o que pode ter dado errado?
Segundo o confeiteiro, duas coisas podem acontecer:
- Ponto de véu: "Quando você não dá o ponto correto da massa, começam a vazar gases, o que faz com que ela não cresça corretamente"
- Clima: "Em época de muito frio, se a gente fizer a massa com o fermento inadequado, pode ser que ela demore para fermentar"
Como fazer o recheio do sonho?
O sonho tradicional é feito com creme de confeiteiro. Confira a receita do confeiteiro Caio Cezar. Ele também explicou como fazer um outro recheio de creme de chocolate.
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 3 gemas (60 gramas)
- 70 gramas de açúcar
- 20 gramas de amido
Modo de preparo: Em uma panela, misture todos os ingredientes. Por último, adicione um pouco do leite aquecido. Mexa bem e leve ao fogo baixo. Mexa bastante, coloque o restante do leite e espere cozinhar. O recheio está pronto quando desgrudar da panela e obter a textura de um creme. Cubra o creme com um filme plástico e reserve.
Se desejar fazer um recheio de chocolate, adicione 150 gramas de chocolate picado na mistura da massa, depois de cozida.
Como montar o sonho?
Abra ao centro, com a ajuda de uma faca. Coloque o recheio, com o auxílio de um saco de confeiteiro e um bico, ou simplesmente uma colher. Distribua por toda a massa e feche o sonho. Peneire o açúcar de confeiteira por cima e sirva.
Qual o prazo de validade?
Os sonhos podem ficar em temperatura ambiente por dois dias. Se desejar uma validade maior, coloque em um pote com tampa e deixe na geladeira para consumir nos próximos dias.
"Na verdade, a receita vai durar um dia só. É o tempo de fazer e consumir", brinca o confeiteiro.