Culinaria #013: Aprenda a fazer um doce de abóbora caseiro
O doce de abóbora é aquela sobremesa bem brasileira. Alguns dizem que ele nasceu no sul do país, já outros apontam que foi no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais. O fato é que ele lembra casa de de vó, é aquele docinho cheio de afeto e que traz um aconchego para o paladar.
A confeiteira Mariana Shimada mostrou ao G1 a sua receita de doce de abóbora em pedaços, que sempre está presente nos almoços em família. Ela contou os segredos para deixar a abóbora com uma textura perfeita e um sabor irresistível.
Quais as versões de doce de abóbora?
Há o doce de compota, que fica mais cremoso, e que é possível comer de colher. Outra versão é aquele mais durinho, em formato de coração e muito encontrado nas festas juninas. Há ainda o doce de abóbora caseiro, com calda e pedacinhos da abóbora.
Como deve ser um doce de abóbora perfeito?
A confeiteira diz que é importante preservar a textura e o gosto da abóbora. Além disso, ela recomenda não colocar muito açúcar para não ficar enjoativo.
"No caso do meu docinho, ele fica com a textura bem firme, a calda fica com gosto bem predominante da aboóbora. Todo o doce fica bem saboroso e ele não é muito enjoativo, com muito açúcar", explica.
Qual a sua receita de doce de abóbora?
Confira a receita de doce de abóbora em pedaços da confeiteira Mariana Shimada:
Ingredientes
- 1 abóbora de pescoço de aproximadamente 2 kg
- 500 gramas de açúcar refinado
- Cravo a gosto
Modo de preparo: Lave a abóbora e corte-a em tiras (como se fosse batata palito). Retire as sementes e a casca da abóbora. Coloque em uma panela e cubra com o açúcar e o cravo. Leve em fogo médio e não mexa. Se precisar, ajeite as abóboras mexendo somente a panela. Deixe ferver por aproximadamente de 30 a 40 minutos.
"O segredo é que a gente não vai mexer, não é um doce que você fica no fogo mexendo. O máximo que pode fazer é dar uma ajeitada na panela para as tirinhas assentarem no fundo", explica.
Quando as bolhas estiverem densas e a abóbora com a aparência mais desidratada, deslige o fogo e coloque em um recipiente de vidro. O doce pode ser servido quente ou gelado.
Alguma parte da receita que pode dar errado?
Se o fogo estiver muito alto, a lateral da panela pode começar a queimar, por conta do açúcar. Neste caso, abaixe o fogo e mexa a panela delicadamente. O ideal é não mexer na abóbora, segundo a confeiteira. "A gente precisa dessa textura dela, que ela continue em tiras"
Segundo Mariana, esse doce é diferente daqueles de compota, que são mais cremosos. "Nesse (doce) você sente bem a textura da abóbora. E, como no fogo ela dá uma desidratada, ela fica até caramelizada. É um doce bem diferente. Até quem não gosta, acaba amando", diz Mariana.
Como o doce pode ser servido?
O doce pode ser consumido com sorvete, queijo, creme de queijo ou outros acompanhamentos.
Como armazenar o doce e quanto tempo ele dura na geladeira?
O doce de abóbora caseiro deve ser armazenado por 7 dias sob refrigeração, em recipiente fechado, e de preferência de vidro. Ele também pode ser congelado por aproximadamente 30 dias.