Repolho na salada, assado e empanado para o happy hour; aprenda

Chef Bruno Justo explicou como escolher, higienizar e armazenar o repolho. Ele ainda ensinou a fazer três receitas diferentes.

Por Mariane Rossi, G1 Santos


Salada de repolho-roxo, repolho assado, repolho empanado e repolo-roxo cru — Foto: Bruno Justo

Culinária #013: Aprenda a fazer receitas com repolho

O repolho é um vegetal versátil, barato e rende muitos pratos. Além de ser nutritivo, o repolho pode ser servido na salada, como acompanhamento de carnes ou até mesmo virar petisco em um happy hour. O chef de cozinha Bruno Justo, de Santos, no litoral de São Paulo, explicou como escolher, higienizar e armazenar o repolho. Ele ainda ensinou a fazer três receitas bem diferentes para consumir o vegetal no dia a dia: salada de repolho, repolho assado e repolho empanado.

Essa reportagem faz parte da série 'Em casa', do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

Quais os tipos de repolho e as diferenças?

Existem cinco tipos de repolho. Os mais encontrados e consumidos no Brasil são o repolho-roxo e o repolho-liso ou conhecido como repolho verde. Os dois tem o sabor semelhante.

  • Repolho-liso: tem uma coloração verde clara. Usado muito em saladas.
  • Repolho-roxo: tem uma coloração roxa e pontos brancos. É mais adocicado e transfere a cor roxa para os pratos.

Repolho-roxo — Foto: Bruno Justo

Como escolher o repolho?

As folhas devem estar inteiras, sem cortes, furos, manchas ou soltas. Procure um repolho mais liso e com poucas folhas machucadas. Segundo o chef, esses são indicadores de que o repolho também estará bom por dentro.

"O repolho é um vegetal bastante resistente. Não é a toa que o repolho e a batata salvaram a Europa em períodos mais difíceis. Dificilmente você vai deixar um repolho estragar"

Como higienizar?

O melhor jeito de lavar o repolho é cortar ao meio ou em quatro partes. Lave as folhas em água corrente e deixe de molho em uma solução de água com vinagre ou uma solução clorada. Passe em água corrente novamente antes de consumir.

"O repolho é um vegetal bem denso, apesar de ter um formato compacto, ele é bem pesado. Isso porque as folhas são bem grudadinhas"

Como armazenar?

Se ele estiver inteiro, depois de lavado, seque com papel toalha e passe um plástico filme. Guarde na geladeira. Se as folhas já estiverem soltas, depois de lavadas, guarde em um pote com tampa, também na geladeira.

"Quanto menos você manipular o alimento, mais tempo ele dura. Isso, normalmente, é uma regra para todos os tipos de alimentos", disse.

Salada de repolho-roxo — Foto: Bruno Justo

Sugere alguma receita de salada?

O chef indica uma salada americana adaptada. "Dei uma facilitada e retirei alguns ingredientes. Transformei em algo para o dia a dia mesmo", comenta.

Salada de repolho roxo

Ingredientes

  • meio repolho roxo fatiado
  • 1/2 xícara de chá de maionese
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite
  • 50 gramas uvas passas hidratadas
  • suco de 2 limões
  • sal a gosto

Modo de preparo: Corte o repolho em fatias finas. Tempere com sal e o suco de limão. Misture o creme de leite e a maionese. Adicione a mistura e as uvas passas. Sirva em seguida.

"Vai virar uma salada cítrica, um pouco cremosa, por causa da maionese e do creme de leite. Bem gelada, ela vai bem para acompanhar pratos de carne, de frango, assados. Fica bem legal", disse.

Repolho verde cru e assado, preparado pelo chef Bruno Justo — Foto: Bruno Justo

Como fazer receitas fáceis e gostosas com repolho?

O chef Bruno Justo sugere duas receitas: repolho assado e um tempurá de repolho

Repolho assado

"O repolho tem algumas notas mais adocicadas, que ficam muito legais quando assa. Os açúcares naturais do repolho florescem. A gente costuma fazer um repolho assado para acompanhar uma carne de porco ou uma carne exótica como cordeiro, ou algo do tipo".

Ingredientes

  • 1 repolho cortado em 6 partes
  • azeite extravirgem a gosto
  • vinagre ou vinho branco a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Corte o repolho em seis partes iguais, sem tirar o talo, para que as folhas não se soltem no preparo. Tempere azeite, sal e pimenta a gosto. Regue com vinagre ou vinho branco, se desejar. Envolva o repolho em um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.

Tempurá de repolho ou repolho empanado, feito pelo chef Bruno Justo — Foto: Bruno Justo

Tempurá de repolho

"A gente adaptou o famoso fish and chips, aquele prato inglês que consiste em um peixe empanado em uma massinha. E a gente faz isso com as folhas de repolho", explicou o chef.

Ingredientes

  • folhas externas do repolho
  • 200 ml cerveja
  • 120 gramas farinha de trigo
  • 1 colher de café de fermento químico
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para fritar

Modo de preparo: Tempere o repolho com o sal e a pimenta. Separe uma colher de farinha de trigo para passar o repolho. Misture a cerveja, a farinha e o fermento. Mergulhe o repolho na massa e, em seguida, frite a 180ºC até ficar dourado. Sirva quente com o seu molho preferido.

"Ele vai amolecer de leve e dar uma reforçada nos açúcares naturais do repolho. Ele fica muito legal para acompanhar pratos de carne", finaliza.