Brigadeiro perfeito é simples e delicioso; aprenda

Confeiteira Pamella Wojtyga explicou como chegar nos pontos corretos e deu dicas para não errar no preparo do docinho.

Por Mariane Rossi, G1 Santos


Brigadeiro tradicional feito pela confeiteira Pamella Wojtyga — Foto: Pamella Wojtyga

Culinaria #013: Aprenda a fazer um brigadeiro tradicional

O brigadeiro é uma paixão nacional. Ele é o doce típico da culinária brasileira e, ao longo dos anos, ganhou várias versões e sabores. O tradicional, feito com chocolate, ainda é o preferido e o mais presente nas festas de aniversário. A confeiteira Pamella Wojtyga ensinou a equipe do G1 a fazer um brigadeiro perfeito, bem cremoso e coberto com granulado ou de colher. Ela também deu dicas para acertar o ponto correto e como manter o brigadeiro gostoso até o dia seguinte.

Essa reportagem faz parte da série 'Em casa', do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

O que deve ter um bom brigadeiro?

Ele tem que ser feito com bons ingredientes. Ele tem que ser cremoso, tem que ter brilho e não pode estar cristalizado, diz Pamella.

Brigadeiro tradicional com raspas de chocolate, feito pela confeiteira Pamella Wojtyga — Foto: Pamella Wojtyga

Qual a sua receita de brigadeiro tradicional?

Confira a receita da confeiteira:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensando
  • 1 caixa de creme de leite
  • 200 gramas de chocolate ralado ou em pó
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • granulado de chocolate para confeitar

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma panela ainda com o fogo desligado. Leve a panela ao fogo, em uma temperatura baixa, e mexa sempre até atingir o ponto desejado. Ao atingir o ponto, passe o brigadeiro para um refratário raso e largo. Cubra com um plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente. Coloque o granulado por cima antes de servir.

Misture os ingredientes para o brigadeiro antes de levar ao fogo, recomenda a confeiteira Pamella Wojtyga — Foto: Pamella Wojtyga

Como deixar o brigadeiro cremoso?

A confeiteira recomenda utilizar uma panela de fundo grosso pois distribui o calor uniformemente. Outra dica é mexer sempre e, principalmente, levar a uma temperatura baixa para evitar a cristalização, a formação de cristais de açúcar que dão aquela sensação de que há uma ‘casquinha’ no brigadeiro.

O que fazer se o brigadeiro cristalizar?

A confeiteira indica acrescentar um pouco de creme de leite ou leite integral, misturar e levar ao fogo novamente até atingir o ponto desejado.

Deixe o brigadeiro esfriar em temperatura ambiente, recomenda a confeiteira Pamella Wojtyga — Foto: Pamella Wojtyga

Qual o ponto do brigadeiro de colher?

O brigadeiro de colher é mais cremoso. Assim que começar a levantar bolhas de fervura, prove para ver se está bom e desligue o fogo. Depois de descansar, o docinho ficará cremoso.

Qual o ponto do brigadeiro para enrolar?

O ponto certo não é nem muito duro e nem muito mole, que não grude os confeitos. Espere ferver, mexa por alguns minutos e faça um teste.

“Quando desgrudar da panela ou quando passar a espátula e o brigadeiro não se juntar, esse é o ponto certo do brigadeiro para enrolar”, diz Pamella.

Algum truque para enrolar o brigadeiro e manter a cremosidade?

O Brigadeiro tradicional é enrolado e coberto com chocolate granulado. Depois de tirar da panela, deixe o brigadeiro descansar por algumas horas. Para enrolar, o ideal é que o brigadeiro esteja em temperatura ambiente. Com uma colher pequena, pegue uma porção do brigadeiro, enrole nas mãos e passe pelo granulado.

“É muito importante não usar manteiga (nas mãos) pois ela deixa gosto. A gente pode enrolar colocando um pouco de água nas mãos”, orienta.

Confeiteira indica utilizar água nas mãos para enrolar os brigadeiros — Foto: Pamella Wojtyga

Posso colocar os brigadeiros na geladeira?

Não. Segundo a confeiteira, o brigadeiro não deve ir a geladeira nem após o fogo e nem para ser consumido no dia seguinte. Na geladeira, o brigadeiro vai suar, soltar água e isso irá alterar o sabor do doce. Além disso, segundo Pamella, o brigadeiro pode ficar ressecado ou cristalizar.

Como conservar o brigadeiro?

O ideal é comer no mesmo dia, mas pode consumir no dia seguinte. O recomendado é não guardar na geladeira, manter em temperatura ambiente e evitar lugares úmidos, diz a confeiteira.

“Um bom brigadeiro a gente tem que usar ingredientes de qualidade, ter paciência para fazer e depois é só se deliciar. Brigadeiro é uma paixão aqui em casa e na casa de todo mundo”, diz Pamella.

Brigadeiros feitos pela confeiteira Pamella Wojtyga — Foto: Pamella Wojtyga

Veja mais receitas de BRIGADEIRO do Culinária #013: