Culinária #013: Aprenda dicas infalíveis para fazer um bolo de laranja fofinho e saboroso
Um clássico bolinho para acompanhar um chá da tarde nem sempre sai como esperávamos. Muita gente se atrapalha no prepraro e o bolo acaba ficando solado, murcho ou sem sabor. Por isso, o segredo é começar por bolos simples e ficar atento a todos os passos. A chef patissier Paula Gulli, do Sofitel Jequitimar Guarujá, ensinou a equipe do G1 a fazer um bolo de laranja bem fácil e sem erros. Ela também deu várias dicas para não deixar o bolo solado, murcho, para ele ficar macio e, principalmente, bem gostoso.
Essa reportagem faz parte da série 'Em casa', do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.
Qual a receita mais fácil de bolo?
O bolo de laranja é bem fácil de ser feito, principalmente, se ele for produzido utilizando apenas o liquidificador e o forno, como sugere a chef Paula Gulli. Confira a receita abaixo:
Ingredientes
- 4 laranjas
- 400 gramas de açúcar
- 400 gramas de farinha de trigo
- 6 ovos
- 120 ml de óleo
- 40 gramas de fermento em pó
Modo de preparo
Peneire a farinha para deixar o bolo mais fofinho. No liquidificador, quebre os ovos um por vez. Adicione o óleo e as laranjas. Misture bem. Em seguida, acrescente o líquido na farinha aos poucos e misture. Por último, coloque o fermento e mexa com delicadeza. Despeje na assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 150º C por cerca de 30 minutos.
O bolo de laranja pode ficar amargo?
Sim. A casca tende a amargar a massa e a calda. Prefira usar a polpa da fruta. A chef indica retirar a parte branca de dentro da laranja e também os caroços para evitar que o bolo fique amargo.
"Eu uso quatro laranjas no bolo, mas somente uma com a casca para deixar o bolo com o gosto mais intenso da fruta. Mas, dá para usar apenas com as fibras, sem as cascas", diz a chef.
Desenformar o bolo quente ou frio?
Se o bolo for desenformado muito quente, ele pode despedaçar e quebrar. Se esperar demais, ele pode esfarelar. Segundo a chef, é melhor segurar a ansiedade e esperar o tempo ideal para retirá-lo. Espere cerca de 10 minutos para desenformar a massa depois de sair do forno.
"A temperatura ideal é quando estiver morninho. Deixa o seu bolo na bancada, não fique tão ansiosa para comer logo e ter um resultado legal na hora de desenformá-lo", diz Paula.
Meu bolo não cresceu, o que aconteceu?
Pode ter errado no tamanho da forma ou colocado uma quantidade de algum ingrediente diferente da receita. Segundo a chef, também pode ser excesso de ovo, pouco fermento, fermento vencido ou até forno que não estava pré-aquecido.
Como evitar que o bolo fique solado ou murcho?
Segundo a chef, o bolo pode ficar solado porque houve excesso de açúcar, gordura ou pouco fermento. Por isso, é necessário utilizar os ingredientes nas proporções indicadas na receita. Além disso, a temperatura do forno pode não ter sido a adequada.
Dicas da chef:
- pré-aqueça o forno antes de começar a fazer a receita na temperatura indicada
- não bata a massa demais, mexa apenas para incorporar os ingredientes
- não abra o forno nos primeiros 20 minutos
Três dicas para não errar no preparo de um bolo
1. Organização dos ingredientes
"Uma mise en place bem feita você não tem erro, é a organização dos ingredientes. Se você tem a organização, você vai ter um resultado bacana, aquele bolo macio, fofinho, cheiroso"
2. Ingredientes na validade
"Muitas vezes vamos fazer o bolo e esquecemos que o fermento está vencido. Você acrescenta na receita e o bolo não cresce", comenta Paula.
Dica da chef: faça o teste do fermento para verificar se ele está dentro da validade. Misture o fermento no leite. Se ele criar um volume, o fermento está bom. Se não, deve descartá-lo.
3. Temperatura do forno
"Ligue o forno e deixe pré-aquecendo para não ter erro no final. Para ver se ele está bem assadinho, você pode apertar com as mãos. Se ele voltou, ele está bem assado. Ou espetando o garfo, se ele sair sequinho, ele também está bem assado"