Um homem foi preso no começo da tarde desta segunda-feira (25) em um posto de combustível na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, em Jaboticabal (SP). Ele era procurado por suspeita de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubos de maquinários agrícolas em diversas regiões do Brasil.
Esta foi a sétima prisão de envolvidos no caso. Em outubro de 2022, um homem suspeito de atuar na base intelectual do grupo foi capturado em Guariba (SP).
De acordo com a polícia, o suspeito preso nesta segunda-feira atuava como chefe do esquema desde a prisão do antigo cabeça. As identidades deles não foram divulgadas.
LEIA TAMBÉM
Ainda de acordo com a polícia, a suspeita é de que o homem capturado no posto de combustível estaria negociando compra ou venda de insumo ou maquinário agrícola quando foi abordado por volta das 12h.
Operação Zona Livre
Iniciada em janeiro de 2022, a operação teve como objetivo identificar e localizar membros de uma quadrilha que atuava em todo território nacional há aproximadamente dois anos.
De acordo com a polícia, os criminosos agiam tanto no transporte dos maquinários agrícolas de uma cidade a outra, quanto na efetuação dos roubos, que tinham como foco veículos de alto custo.
Entre os municípios e estados onde a quadrilha agia estão: Sertãozinho (SP), Pitangueiras (PR), Guariba (SP), Campinas (SP), Rondônia (RO) e Goiás (GO).
Em setembro de 2022, a Polícia Civil recuperou no Paraná maquinários agrícolas roubados em Sertãozinho (SP).
Com a sétima prisão, os envolvidos devem responder por associação criminosa, receptação, adulteração de sinal de identificador de veicular automotor e roubo qualificado.