Veja momento em que avião cai em praça de Jaboticabal, SP
Um vídeo de câmera de segurança obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento em que o avião monomotor cai no meio de uma praça em Jaboticabal (SP). Assista acima.
O acidente aéreo aconteceu na manhã do último sábado (23), às 9h, e causou a morte de cinco pessoas.
Na gravação, feita por uma câmera de um imóvel ao lado da praça, é possível ver que a aeronave se choca fortemente contra o chão. Imediatamente, uma fumaça branca se espalha e, segundos depois, ocorre a explosão.
Morreram no acidente o empresário Delcides Menezes Tiago, dono de uma rede de ótica em Monte Alto, uma mulher de 39 anos e o marido, de 42 anos, o filho mais novo deles, de 5 anos, e uma sobrinha, de 17 anos, todos de Indiaporã (SP).
As vítimas foram enterradas no domingo (24) em Monte Alto e em Indiaporã.
LEIA TAMBÉM
- Queda de avião monomotor com 5 mortes: veja o que já se sabe sobre o caso
- Vídeos mostram avião monomotor em chamas após cair e explodir em praça de Jaboticabal
- Quem são as vítimas que morreram na queda de avião monomotor em praça de Jaboticabal
- Médica que pagou faculdade vendendo brigadeiros em bares em Ribeirão Preto relembra rotina para conciliar estudos e trabalho
Investigação sobre a queda
As causas do acidente são investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Moradores relataram que ouviram o motor da aeronave falhar por diversas vezes antes de cair.
O avião era um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 e com capacidade para piloto e mais três passageiros.
Ele era da categoria experimental e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas estava com mais passageiros do que o permitido, já que as cinco pessoas que morreram estavam a bordo.
Delcides Tiago era piloto e dono da aeronave, e tinha brevê (licença para pilotar). De acordo com a Polícia Civil, no entanto, ele pode ter ficado desorientado durante o voo.
As investigações apontam o mau tempo como uma das possíveis causas do acidente. Chovia forte no momento da queda da aeronave.
A polícia já apurou que o avião, que saiu de Monte Alto com destino a Fernandópolis (SP), ficou apenas dez minutos na cidade e não abasteceu. Quatro passageiros embarcaram e a aeronave voou de volta para Monte Alto.
No trajeto, o piloto teria ficado desorientado e foi parar em Jaboticabal, cidade vizinha a Monte Alto.