Decoração natalina faz casa virar ponto turístico há duas décadas na Grande SP

Família Oliveira, de Suzano, na Grande São Paulo, decora a casa com milhares de luzes desde 2004. Tradição fez a casa de Ronaldo, Edclélia e Yeza se tornar um ponto turístico durante o período natalino.

Por Rubens Guilherme Santos, g1 Mogi das Cruzes e Suzano


Decoração de Natal faz casa da Grande SP virar 'ponto turístico'

Há 20 anos, a casa da família Oliveira, localizada no Jardim dos Ipês, em Suzano, na Grande São Paulo, vira ponto turístico no mês de dezembro.

A decoração natalina na parte externa do imóvel chama a atenção de quem passa pela esquina da Alameda Armando Alcântara com a Rua Zodumila Domingos Bio, uma das principais vias do bairro. Para eles, o show de luzes coloridas é uma forma de transmitir o espírito do Natal.

“É legal, tem um espírito bom de Natal. E quando a gente vê tudo montado, tudinho, é só alegria”, diz o engenheiro eletricista aposentado Ronaldo de Oliveira, de 65 anos.

Edclélia, Yeza e Ronaldo decoram a casa para o Natal há 20 anos — Foto: Rubens Guilherme Santos/g1

Tradição natalina

A ideia de reunir a filha Yeza e a esposa Edclélia para enfeitar a casa partiu dele. Ronaldo explica que a tradição teve início antes mesmo deles se mudarem para o imóvel onde vivem atualmente. Com a casa ainda em construção, por volta de 2004, o local passou a entrar no clima natalino.

O aposentado decidiu usar todo o conhecimento técnico para criar projetos para iluminar a casa durante os períodos natalinos. Com o auxílio de Yeza e Edclélia, a decoração virou um momento em família e ganhou mais elementos, como Papai Noel, boneco de neve e soldadinho de chumbo.

Árvore de Natal é o único elemento da decoração que, em 20 anos, nunca foi repetido, segundo Ronaldo — Foto: Rubens Guilherme Santos/g1

Mas para os três, a árvore de Natal que tradicionalmente fica exposta na parte de cima da casa é a parte mais importante de todo o processo. Por isso, Ronaldo afirma que ela sempre conta com um visual diferente a cada ano. Garrafas pet, cd’s e tnt foram alguns dos materiais utilizados para decorar o símbolo natalino. Neste ano, ele apostou em um tecido verde com mais de 3 mil leds.

“Tudo vem da minha cabeça. Do crânio (risos). Essa aí [deste ano] eu já estava pensando já como eu ia fazer, verde, assim. Mas tem umas que eu acho que em um mês eu falo ‘vou fazer desse jeito, vou fazer desse jeito e vamo embora’. Mas, geralmente, quatro meses, assim, eu já começo a preparar”, diz Ronaldo.

Yeza conta que a criatividade autoral do pai rende diversos comentários em publicações da decoração nas redes sociais. “‘Aí, nossa, parece as casas lá de fora [exterior]’. Aqui mesmo o pessoal fala. Acho muito legal isso”, conta Yeza.

Casa da família Oliveira, em Suzano, na Grande SP, vira 'ponto turístico' durante o período natalino — Foto: Rubens Guilherme Santos/g1

Ponto turístico

Todo o empenho da família Oliveira para o Natal contagia os vizinhos, como o analista de sistemas Adriano Souza, que vive há cinco anos no bairro.

“A gente percebe que é bacana, porque o pessoal passa aqui, tira foto, chama mais uma galerinha pra conhecer a vizinhança do bairro. Eu também acabei me inspirando nele, acabei colocando enfeites na minha casa também. Claro, não vou ganhar dele (risos), mas eu fiz o meu papel de enfeitar minha casa. Sinto que eles gostam muito do Natal, assim como eu".

Mas não é somente quem vive nos arredores que é contagiado pela magia natalina. Diariamente, carros, motos e pedestres comparecem ao local para registrar o show de luzes a céu aberto.

Diariamente, várias pessoas param em frente à casa da família Oliveira para tirar fotos e gravar vídeos da decoração natalina — Foto: Rubens Guilherme Santos/g1

“Eu saio pra trabalhar. Quando volto, volto tarde, e o pessoal vem do shopping. Vem me acompanhando, vindo a pé. Aí eu venho bem devagarzinho, porque eu já percebi que eles vêm comentando, ’olha, já sabe, né? vou tirar uma foto assim’. Porque se eu forçar os passos, correndo pra atravessar a rua, eu vou tirar esse prazer deles”, explica Edclélia.

Espírito natalino

Além de transmitir o espírito natalino, todo o carinho pelo trabalho artesanal e artístico dos três já rendeu prêmios. Ronaldo afirma que a importância dada em celebrar o Natal é motivo de alegria para ele, a esposa e a filha.

“O intuito nosso era isso mesmo. Fazer o pessoal, pelo menos uma luz, colocasse lá, a gente ia ficar contente, sabe? E eu filmo a casa deles também, vou lá e posto. ‘Olha, o meu vizinho, olha o que o meu vizinho colocou’. Muito gratificante”.

Já para Edclélia, a mensagem mais importante que a família busca transmitir com todo o empenho para festejar o Natal é relembrar do significado da data.

“A gente, querendo ou não, entra na brincadeira porque é uma coisa, assim, espiritual, nascimento de Jesus. E todo mundo confraternizando. As crianças pedem o ano inteiro: ‘olha, quero ver o que você vai montar ano que vem’, entendeu? Então, a gente fica nessa expectativa, porque é bacana você ter esse espírito. Não só nesse dia, não só nesse mês, mas o ano inteiro”, finaliza.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê