Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados de busca e apreensão e prisão em SP e PR

Mandados são cumpridos na capital e outras sete cidades paulistas, além de uma cidade no Paraná, em ação da DISE de Mogi das Cruzes, na Grande SP, na manhã desta quinta-feira (19). Segundo a polícia, ao menos 16 pessoas foram presas e armas, dinheiros e veículos foram apreendidos.

Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano


Polícia Civil cumpre mandados em ação de combate ao tráfico de drogas em SP e PR

A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prisão temporária na manhã desta quinta-feira (19) contra suspeitos de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas atuante em cidades dos estados de São Paulo e Paraná. A Operação Synoro, da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Mogi das Cruzes, na Grande SP, prendeu ao menos 16 pessoas e apreendeu armas, dinheiros e veículos foram apreendidos.

Segundo a polícia, 37 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária expedidos pela 2ª Vara Criminal de Mogi são cumpridos na capital paulista e em outras sete cidades do estado de São Paulo (Mogi, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Bertioga, Pindamonhangaba, Itatiba e Porto Feliz), além de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa.

Durante a investigação, foi identificado que parte dos alvos da ação têm ligações com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e que o grupo estruturado busca levar grandes quantidades de drogas de Foz do Iguaçu, no Paraná para várias cidades do estado de São Paulo.

Operação busca desarticular quadrilha suspeita de atuar no tráfico de drogas em SP e PR — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Cerca de R$ 160 mil em espécie e 50 kg de entorpecentes também foram apreendidos nos locais das diligências. Segundo o delegado Fabrício Intelizano, responsável pela operação, disse que a ação desta quinta é resultado de uma investigação que começou ainda em 2023.

“E agora, no final do ano, nós continuamos essas investigações e identificamos esse grupo estruturado, composto por diversas pessoas, que explora o tráfico de drogas, tanto local, aqui no estado de São Paulo, inclusive aqui em Mogi das Cruzes, quanto interestadual, trazendo grandes quantidades de drogas do Paraná aqui pro estado de São Paulo. E hoje também, ao longo das diligências, detectamos que para o estado do Rio de Janeiro também, esses indivíduos realizam o tráfico de drogas”.

Ainda de acordo com o delegado, a quadrilha distribuía as drogas do Paraná para São Paulo, que devem ter origem no exterior. Intelizano ainda explica que um local na favela do Heliópolis, onde foram cumpridos mandados, funcionava como um entreposto dos entorpecentes, que eram direcionados para outras cidades da região metropolitana, do interior e do litoral, inclusive.

“Eles fazem o transporte em larga escala. Inclusive, no começo do ano a gente detectou, na investigação, que no começo do ano foi apreendida quase meia tonelada de cocaína, que foi trazida por esse grupo. E a quantidade que eles traziam nessas viagens que eles faziam, interestadual, era em média de meia tonelada a uma tonelada, dependendo da espécie de droga. E aí, com isso, com a investigação, conseguimos cortar esse fluxo, quebrar essa cadeia aí de logística de drogas. E agora, a investigação vai seguir o caminho pra verificar outros locais onde as drogas podem estar armazenadas, outras pessoas envolvidas e, principalmente, seguir o caminho financeiro do dinheiro em que é envolvido nessas transações, porque a nossa ideia é asfixiar a organização criminosa, de modo… na questão financeira e fazendo com que, com isso, ela seja enfraquecida”, diz o delegado.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê