Pai e filha apaixonados por aviação dividem cabine de avião cargueiro pela 1ª vez: 'Grande inspiração’

Nesta quarta-feira (23) é celebrado o Dia do Aviador. Arnaldo Alba, de 61 anos, e Juliana Alba, 32 anos, dividiram a cabine em um voo entre Campinas (SP) e Miami.

Por Vitória Amorim*, g1 Campinas e Região


Pai e filha compartilham amor pela aviação e realizam voo juntos

Que muitos filhos se espelham nos pais, não é surpresa, mas quando essa admiração leva a uma jornada profissional que literalmente os eleva às alturas, o sentimento pode se tornar ainda mais especial.

Para Arnaldo Alba, de 61 anos, comandante da Latam Airlines, e sua filha Juliana Alba, de 32, também piloto, voar juntos no mesmo avião foi a realização de um sonho e a celebração do amor em comum pela aviação.

O encontro na cabine de pilotagem de um Boeing 767 cargueiro aconteceu um dia antes do Dia dos Pais deste ano, em um voo que saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Miami, nos Estados Unidos.

Um feito possível por conta de uma ação especial da companhia - por regra, familiares não podem voar na mesma tripulação por questões de segurança.

Nesta quarta-feira (23) é celebrado o Dia do Aviador e o g1 conta a história de pai e filha que compartilham o amor pela aviação.

Pai e filha compartilham amor pela aviação e realizam voo juntos — Foto: Arquivo Pessoal

Amor pela aviação 🛬

👩‍✈️ Juliana relata que nasceu praticamente dentro de um avião. Quando veio ao mundo, seu pai havia acabado de ingressar na carreira de piloto. O contato constante com o ambiente aéreo durante a infância acabou plantando as sementes de um futuro que ela, no início, não imaginava seguir.

“Sempre gostei de ir ao aeroclube com ele [...] Gostava de ficar vendo os aviões, sempre pedia para dar uma voltinha. Sempre que surgia a oportunidade de ir com ele em algum voo, eu sempre pedia para minha mãe para ir junto", relata a piloto.

Juliana Alba e Arnaldo Alba compartilham o amor pela aviação — Foto: Arquivo Pessoal

Apesar do seu amor pela aviação, Juliana conta que nunca pensou em trabalhar na área, tanto que escolheu fazer faculdade de administração.

"Comecei a trabalhar na área [administração], só que não foi aquilo que eu imaginei que seria na realidade, no dia a dia. Acordar e saber o que eu ia fazer o dia inteiro, ter uma rotina, eu não gostei", conta Juliana.

A virada na vida de Juliana veio quando, após fazer alguns voos recreativos e ver um primo ingressar numa companhia aérea, ela decidiu conversar com o pai sobre seu desejo de seguir seus passos na aviação. “Eu virei para o meu e disse: ‘Pai, acho que quero ser piloto também’".

Logo após a conversa, ela começou a se preparar e fez todos os cursos no Aeroclube de Campinas (SP). Depois do seu primeiro voo, ela entendeu que era o que ela queria.

"Quando decidi me tornar piloto, com certeza, meu pai foi a minha grande inspiração. Pelo profissional que ele é, né. Foi muito legal. Ele foi o meu melhor instrutor, o mais rigoroso, e o melhor. [...] Me ajudou muito em tudo, em todas as provas, todos os aviões que eu voei, ele estudou tudo comigo. Sempre com muita paciência e com muito amor, claro"

Pai e filha nas alturas 🌌

👨‍✈️ Segundo o comandante Arnaldo, ele esperava por esse momento desde que a filha entrou na mesma companhia aérea em que trabalha.

Sempre existia a conversa em relação a possibilidade deles voarem juntos, que aconteceu no Dia dos Pais.

"Essa é uma oportunidade há muito tempo aguardada. Muito orgulho dela, por tudo que ela tem apresentado como profissional, como filha, também como mãe.[...] muito orgulho, muito orgulho. O coração tá explodindo de orgulho", finaliza o comandante.

Pai e filha voaram juntos no dia 10 de agosto, um dia antes do Dia dos Pais — Foto: Manoel Henrique da Fonseca Sirin

*Sob supervisão de Fernando Evans

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas