Valmir de Francisquinho, vice e vereadores eleitos em Itabaiana são diplomados
O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e o vice, José Paes dos Santos, ambos do PL, foram diplomados pela Justiça Eleitoral, na tarde desta segunda-feira (16).
Além deles, os 17 vereadores e 16 suplentes eleitos foram diplomados durante cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Itabaiana. Os mandatos terão início no dia 1º de janeiro de 2025.
Em seu discurso, Valmir agradeceu aos eleitores e ao apoio da família e de lideranças políticas. Ele disse ainda que pretende fazer uma gestão com calma e sabedoria, aproveitando a experiência da sua trajetória política. "Farei uma gestão para todos. Não se faz uma cidade com apenas um ou ou dois. Ou só com o prefeito trabalhando. Não é uma responsabilidade só minha, é de todos vocês [..]devemos estar juntos para que Itabaiana sempre cresça, desenvolva para trazer o que for melhor para essa terra", afirmou.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz.
O juiz eleitoral Herval Márcio, destacou a importância da diplomação como símbolo da renovação do compromisso da democracia. “Que essa diplomação seja o início de uma jornada de responsabilidade e trabalho”, disse.