Supermercado estava cheio de clientes quando redemoinho o atingiu em SC: 'Em pânico, mas todos bem', diz proprietária

O telhado foi arrancado e parte do forro de dentro caiu, conta Eline Marcotto Piran. Vídeo flagrou o momento.

Por Clarìssa Batìstela, Caroline Borges, g1 SC e NSC TV


'Demônio da Poeira' se forma em cidade de SC e atinge telhado de mercado

Um redemoinho de poeira atingiu um supermercado de Chapecó, na maior cidade do Oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (23). O estabelecimento estava cheio de clientes e a situação causou pânico, segundo a sócio-proprietária Eline Marcotto Piran.

Um vídeo gravado do lado de fora flagrou o momento em que o fenômeno se formou no local (assista acima).

"Estávamos atendendo no momento do ocorrido. O coberto foi arrancado e uma parte do forro de dentro caiu. Apesar do pânico ninguém se machucou", relatou.

Conhecido Dust Devil, ou Demônio da Poeira, o redemoinho ocorre por conta do ambiente atmosférico seco, explicou o meteorologista Piter Scheuer.

"É bem comum de acontecer o ambiente atmosférico que ele fica seco e você tem uma diferença de ventos nas primeiras camadas da atmosfera e isso faz com que tenha um vórtice e uma mesa baixa favorecendo esse cone que vai até alguns metros da atmosfera", disse.

'Demônio da Poeira' se forma em cidade de SC e atinge telhado de mercado — Foto: Reprodução/Redes Sociais/NSC TV

Procurada pelo g1, a Defesa Civil da cidade afirmou que não foi notificada do caso até esta terça, mas que iria até o local verificar os estragos.

A proprietária, por sua vez, disse que tentou contato telefônico com o órgão, mas não teve sucesso. Nesta terça-feira (24), responsáveis pelo estabelecimento consertaram o telhado danificado.

Outro caso

Em 2022, um redemoinho similar foi filmado na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Imagens que mostraram guarda-sóis voando e um banhista sendo arrastado repercutiram nas redes sociais (assista abaixo).

Redemoinhos se formam e levantam guarda-sóis em Balneário Camboriú

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias