Veja imagens da Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis; VÍDEO
A Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, é rodeada por morros e vegetação. O balneário é um dos locais mais buscados por quem gosta de aventura e contempla trilhas com visuais incríveis. Na segunda-feira (23), um vídeo que mostra a lagoa da região se romper e formar uma 'cascata' na faixa de areia viralizou.
😮 Uma das publicações somava 699 mil visualizações até segunda. O vídeo, inicialmente divulgado por um morador na internet, mostra um evento raro na praia e que ocorreu em 13 de dezembro (assista abaixo).
☀️🏖️ Além do mar aberto, a praia também possibilita o acesso à água doce por conta do deságue de rios da região que formam uma lagoa que chega até a praia. O local está em Área de Preservação Permanente (APP) e integra o Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste (veja as imagens ao longo do texto).
Segundo a prefeitura da Capital, a praia é uma das mais preservadas da cidade e fica isolada no Sul da Ilha de Santa Catarina. A região fica rodeada por morros cobertos de Mata Atlântica e só há duas formas de chegar à Lagoinha do Leste: por trilha ou barco.
De água doce, a área de água doce costuma contrastar com o mar agitado da praia, reduto de surfistas. Embora os moradores chamem o local de lagoa, a área é, na verdade, uma laguna, conforme explica Paulo Horta:
"Importante valorizar o nome do lugar e valorizar esse patrimônio cultural", destaca o especialista, que também é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
🏗️ 🚫 No local, não é permitido construções. São poucos os restaurantes que podem se instalar, e somente na temporada de verão. Comerciantes seguem regras tanto na produção do alimento oferecido, quanto na instalação da estrutura, que deve ser desmontada ao fim do período de alta visitação.
🍃♻️ Em relação às trilhas, a prefeitura pede que os visitantes retornem com o lixo, preservem o local e façam o percurso em poucas pessoas.
Cuidados no mar agitado
Nesta temporada, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMS) deslocou seis guarda-vidas na praia. A medida ocorre na busca de melhorias na região, com a reforma e ampliação do posto dos socorristas, e por conta do mar agitado.
"É uma praia com características de possuir correntes de retorno de forte intensidade, é umas da que mais apresenta risco na região sul da ilha. Temos por dia seis guarda-vidas de serviço lá. Tivemos um incremento de efetivo por causa desse risco. Ano passado eram apenas quatro", disse o sargento Ernani Achiles Genol Neto.
Lagoa se rompe e forma 'cascata' na areia
Lagoa se rompe, forma 'cascata' na areia e se reconecta ao mar em praia de Florianópolis
O vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana mostra um flagrante rara. Nas imagens é possível ver o momento em que a lagoa da região se rompeu e formou uma espécie de cascata sobre a faixa de areia, enquanto corria em direção ao mar.
Segundo Paulo Horta, a ocorrência têm relação com o processo de elevação do nível do mar, com ressacas, e o aumento e a frequência de tempestades, com extremos de chuva, devem proporcionar eventos como o do vídeo.
"Chega um momento, devido à chuva, que o nível da água da lagoa fica maior do que o nível da areia que está trancando a ligação entre o mar e a lagoa. Então, nesse momento, acontece um processo natural, que é o rompimento da lagoa".