Chegada de turistas gera alerta para descarte de papel higiênico em lixeiras e não em vasos sanitários em SC

Em comunicado, empresa de saneamento de Santa Catarina mencionou diferença cultural entre países. Estado estima vinda de 3,1 milhões de visitantes entre dezembro de 2024 e março de 2025.

Por Sofia Mayer, g1 SC


Estação de tratamento da Casan — Foto: Divulgação

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) emitiu um comunicado para alertar turistas estrangeiros que passarão o verão no estado sobre o descarte correto de papel higiênico. O governo estima a vinda de 3,1 milhões de visitantes, de dentro e fora do país, entre dezembro de 2024 e março de 2025.

No aviso, a empresa menciona as diferenças culturais entre países e explica que descartar o material no vaso sanitário "pode trazer consequências negativas tanto para as residências quanto para os sistemas públicos de esgoto".

O aviso foi divulgado à imprensa na sexta-feira (20) e será veiculado nas redes sociais em português, inglês e espanhol nos próximos dias pela instituição (veja abaixo).

O comunicado, segundo a companhia, é direcionado especialmente a visitantes que se hospedam em hotéis, casas de familiares ou imóveis alugados, como em plataformas de aluguel por temporada, e resume como funcionam as redes coletoras de esgoto no Brasil:

  • A Casan destacou que, no Brasil, as redes coletoras de esgoto não são projetadas para receber papel higiênico, e isso pode causar obstruções ou entupimentos, demandando reparos que poderiam ser evitados.
  • Caso o papel passe pelos ramais e alcance a rede pública, ainda conforme a companhia, ele pode se acumular com outros resíduos e comprometer o fluxo nas tubulações. Dessa forma, operação das Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto fica prejudicada.

Além disso, de acordo com a companhia, descartar o papel no vaso sanitário aumenta o consumo de água.

Leia também:

"Cada descarga de seis segundos consome cerca de 12 litros de água, e, em casos de papel descartado, pode ser necessário acionar a descarga várias vezes, gerando desperdício e aumento na conta de água", diz o comunicado.

O comunicado ainda conta com uma lista de boas práticas:

  • Descarte o papel higiênico na lixeira para evitar entupimentos e economizar água;
  • Mantenha ralos limpos: isso evita que resíduos sólidos sejam levados para o sistema de esgoto;
  • Não ligue calhas e ralos de chuva na rede de esgoto: essas águas devem ser direcionadas para a drenagem pluvial;
  • Não despeje óleo de fritura na pia: o óleo solidifica e causa obstruções nas tubulações;
  • Direcione águas residuais corretamente: o esgoto do tanque e da lavanderia deve ser encaminhado para o sistema de esgoto e nunca para áreas abertas;
  • Não abra bueiros: além de ser vandalismo, a prática prejudica o sistema público e representa riscos de acidentes.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias