A etapa com a draga na obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, terminou no início da tarde deste domingo (31), informou a prefeitura. Parte do local ainda seguirá interditada por cerca de 20 dias, para a desmontagem da tubulação usada nos trabalhos.
A draga chegou à cidade em 22 de agosto. Ela é responsável por pegar areia de uma jazida a 15 quilômetros da costa. Foi montada uma tubulação de 2,2 quilômetros, que foi acoplada à embarcação. Por essa estrutura, a draga bombeou a areia da jazida até a orla.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a prefeitura, perto das 13h chegou à praia o último montante de areia. A parte da praia que continuará interditada vai desde a altura da rua 1.900 até o Pontal Norte, um trecho de quase 2 quilômetros. A praia tem 5,8 quilômetros.
Com a obra de alargamento, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros.
Despedida da draga
Às 14h, a tripulação da draga Galileo Galilei fez uma cerimônia de despedida. A embarcação dez um movimento conhecido como rainbow, em que jatos de água são jogados para cima enquanto a draga gira.
A celebração pôde ser vista da Praia Central. Agora, a draga segue para abastecimento e manutenção no Porto de Paranaguá, no Paraná. Depois, segue para Santos, em São Paulo, conforme a prefeitura.
Interdição
A prefeitura destacou que os banhistas devem ter cuidado para não invadir a área que permanece interditada. Nesse local, será desmontada a tubulação, formada por 360 tubos de 6 toneladas cada.
De acordo com o município, na parte interditada ainda haverá movimentação de máquinas e trabalhadores.
Mulher atola em área interditada da megaobra de alargamento em Balneário Camboriú em 26 de outubro
Não foram registrados acidentes graves durante a obra. Porém, uma mulher ficou atolada na areia na terça (26) após invadir uma área que não estava liberada para banhistas. Ela precisou ser resgatada por um guarda-vidas.
Em setembro, uma máquina ficou atolada na areia. O operador conseguiu sair e ninguém se feriu. A máquina precisou ser puxada por outra.
VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú
Veja mais notícias do estado no g1 SC