A saúde da mulher passa pela vulva: clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo (veja ilustração abaixo). Na anatomia feminina, este é o conjunto que forma a parte externa do órgão sexual.
Em primeiro lugar, é preciso entender que vulva e vagina não são a mesma coisa.
Vulva é o nome dado para a parte externa do aparelho genital feminino, enquanto a vagina é uma cavidade dentro da vulva.
Na parte externa da vulva temos os grandes e os pequenos lábios, cuja função é proteger a abertura da vagina e da uretra, o clitóris, o períneo e o ânus.
Os grandes lábios estão localizados nas laterais da vulva e, geralmente, têm pelos.
Os pequenos lábios, por outro lado, estão na parte interna e não possuem pelos. São formados por uma mucosa, que está sempre úmida. O tamanho dos grandes e pequenos lábios varia de mulher para mulher, e todos são considerados normais.
Abrindo os pequenos lábios temos a abertura da vagina (a maior cavidade), onde ocorre a penetração durante o ato sexual, e acima a uretra (um buraquinho menor), por onde sai a urina.
É importante ressaltar que é pela vagina que escorre o sangue durante a menstruação ou por onde saem secreções, mas nunca urina.
Em seguida, há o clitóris, órgão relacionado ao prazer feminino. Ele pode ser identificado na parte externa da vulva como o pontinho localizado no começo da vulva, na junção dos pequenos lábios, funcionando como ponto de encontro.
O clitóris está localizado acima da uretra e da vagina.
Por fim, temos o períneo (região que fica entre a vagina e o ânus) e, ainda na mesma região está o ânus, responsável pela excreta de fezes.
Vibrador feminino: entenda os principais modelos e como usar