Novas vítimas relatam cancelamentos de viagens por agência
Clientes da agência de turismo investigada por aplicar supostos golpes no RS passaram a se organizar em grupos de conversa por aplicativo de celular e a procurar mais a policia e o Procon após a divulgação dos casos. Em um desses grupos, mais de 90 pessoas relatam prejuízos em viagens pagas e nunca realizadas.
Uma dessas clientes é a cabelereira Natália Costa, que gastou R$ 52 mil em uma viagem para a Disney que seria realizada por ela, o marido e mais três filhos através da Orange Travel. Um dos filhos comemoraria 18 anos durante a viagem, que estava marcada para 16 de janeiro e foi cancelada.
"Todo mundo estava muito empolgado. Eu acho que nem é só a questão financeira, porque isso a gente trabalha. Mas é um sonho, né", desabafa.
Em nota, a Agência Orange Travel informou que viagens foram canceladas por não terem atingido o número mínimo de passageiros e afirmou que o reembolso integral dos valores pagos será realizado no prazo de 90 dias, conforme contrato.
A presidente do Conselho do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) explica que os clientes podem procurar os órgãos de defesa e até a polícia.
"Eles se apropriaram de uma verba e depois não entregaram o serviço contratado. Se eu contratei e não foi executado, posso querer de volta o meu dinheiro, mas corrigido. Quanto tempo você ficou com o meu dinheiro? Vamos atualizar isso para me devolver", explica.
Relembre o caso
Pelo menos 50 pessoas enfrentam problemas com agência de viagens de Viamão
Vítimas têm relatado que pacotes de viagens pagos à vista à Orange Travel vêm sendo cancelados sem qualquer perspectiva de reembolso. Evidências levantam suspeitas sobre a natureza das ações da agência localizada de Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre.
A 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, sob a coordenação da delegada Jeiselaure Souza, investiga a possibilidade de estelionato por parte da agência. A decisão veio após uma onda de denúncias e relatos de vítimas que começaram a comparar suas experiências.
A agência Orange, que mantém mais de 60 mil seguidores nas redes sociais até a publicação desta matéria, continua operando online e anunciando pacotes de viagens a preços extremamente baixos. Em sua última postagem, promovia uma viagem para o Beto Carrero World por R$ 99, um preço muito abaixo do valor real do passeio.
Orientação aos consumidores
Em meio a essa investigação, especialistas alertam para o aumento de fraudes em agências de viagens. João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), enfatiza que os consumidores devem ficar atentos a promoções com preços muito baixos.
"As margens de rentabilidade de uma agência de viagem são muito pequenas. Então, às vezes, quando você vê ali o desconto de 30%, 40%, 50%, 60%, desconfie. Não é possível. A gente tem sempre uma base, que pode olhar às vezes no site da companhia aérea e ver quanto custa uma passagem, no site de um hotel. E se os preços são muito mais baratos, tem que desconfiar, porque aí tem alguma coisa que não está bem", diz.