RS tem previsão de chuva congelada nesta quarta-feira; entenda o que é o fenômeno

Regiões mais elevadas da Serra têm possibilidade de precipitação invernal, segundo Climatempo. Existe uma pequena chance de neve. Temperatura pode chegar a -3°C em Caçapava do Sul.

Por g1 RS


Gramado coberto de geada na Região da Campanha do RS — Foto: Bárbara Lignon/RBS TV

O frio segue tomando conta do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, válido até as 8h, para uma onda de frio que atinge grande parte do estado.

Nas regiões mais elevadas da Serra, há possibilidade de precipitação invernal, segundo a Climatempo. A previsão indica que a ocorrência mais provável é de chuva congelada, embora exista uma pequena chance de nevar.

Chuva congelada ocorre "quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem", explica Josélia Pegorim, da Climatempo. O fenômeno é diferente da neve, quando os flocos congelados não derretem até chegar ao solo.

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

As temperaturas podem chegar a -1°C em São José dos Ausentes, na Serra; a -1°C em Bagé; e a -3°C em Caçapava do Sul, na Campanha.

As regiões Sudoeste, Noroeste, Sudeste e Centro devem se preparar para amanhecerem com uma geada.

O motivo do frio intenso é a influência de uma onda de frio resultado da passagem de uma massa de ar polar que veio da Argentina. As temperaturas baixas devem predominar no RS pelo menos até o dia 16, terça-feira da semana que vem.

Onda de frio segue intensa no RS

Chuva

De acordo com a Climatempo, há possibilidade de chuva a qualquer momento de quarta-feira nas regiões dos Vales, Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre.

No entanto, as áreas das Missões, Centro, Campanha, Oeste e Sul têm previsão de tempo firme, sem chuvas.

Entenda a diferença neve, chuva congelante, chuva congelada e geada

Menor temperatura máxima no ano em POA

A tarde de terça-feira (9) em Porto Alegre foi marcada pela menor máxima registrada em 2024 na capital: 10,5°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Este foi o terceiro dia consecutivo de recordes de tardes frias. No domingo (7), a máxima foi de 12,2°C; na segunda (8), os termômetros chegaram a apenas 11,8°C.

Venda de cachecóis em dia frio na Rua dos Andradas, em Porto Alegre — Foto: Fabiana Lemos/RBS TV

VÍDEOS: Tudo sobre o RS