O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira (30), novos nomes que irão compor seu gabinete a partir de domingo (1º).
Leite confirmou que Simone Stulp será a próxima secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia; Carlos Rafael Mallmann permanecerá no cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e Cláudio Gastal seguirá como secretário de Planejamento, Governança e Gestão no mês de janeiro, enquanto tramita sua nomeação para assumir a presidência do Badesul.
Segundo o governador eleito, nas próximas semanas um novo nome para a Secretaria de Planejamento será anunciado.
Com as apresentações desta quinta, chega a 24 o número de secretários já confirmados. O novo governo deve ter 26 pastas e mais uma extraordinária. Além de secretários, Eduardo Leite confirmou a indicação do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) para uma direção do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Perfis
Simone Stulp é natural de Encantado, formada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
É atual secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, já foi pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, e diretora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari.
Também foi presidente do Conselho Superior da Fapergs, do qual permanece como membro.
Carlos Rafael Mallmann tem 51 anos, é natural de Estrela, onde foi prefeito por dois mandatos (2013-2020). É graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Unisinos, pós-graduado em Controle e Monitoramento da Gestão Pública pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Direito Administrativo pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
Na atual gestão estadual, coordenou o programa Pavimenta, que leva obras de infraestrutura a municípios em parceria com prefeituras. Desde abril de 2022, está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.
Claudio Gastal é o atual secretário Planejamento, Governança e Gestão. É graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas.
Já confirmados:
- Artur Lemos Júnior (Casa Civil)
- Eduardo Cunha da Costa (PGE)
- Raquel Teixeira (Educação)
- Tânia Moreira (Comunicação)
- Luciano Boeira (Casa Militar)
- Pricilla Santana (Fazenda)
- Sandro Caron (Segurança Pública)
- Izabel Matte (Obras Públicas)
- Beto Fantinel (Assistência Social)
- Arita Bergmann (Saúde)
- Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural)
- Juvir Costella (Logística e Transportes)
- Beatriz Araújo (Cultura)
- Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico)
- Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional)
- Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões)
- Luiz Henrique Viana (Sistemas Penal e Socioeducativo)
- Danrlei de Deus (Esporte e Lazer)
- Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura)
- Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação)
- Vilson Covatti (Turismo)
- Simone Stulp (Inovação, Ciência e Tecnologia)
- Carlos Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano)
- Cláudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão)