O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (28), novos nomes que irão compor seu gabinete a partir de domingo (1º).
O tucano confirmou as indicações de Gilmar Sossella (PDT) como secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e de Pedro Capeluppi como secretário de Parcerias e Concessões.
Já Luiz Henrique Viana (PSDB) assumirá a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, enquanto o deputado federal reeleito Danrlei de Deus (PSD) será o titular da Secretaria do Esporte e Lazer.
Com as apresentações desta quarta, chega a 18 o número de secretários já confirmados. O novo governo deve ter 27 pastas. Além de secretários, Eduardo Leite confirmou a indicação do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) para uma direção do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Perfis
Gilmar Sossella é agricultor e funcionário de carreira do Banco do Brasil, além de formado em direito e pós-graduado em gestão pública.
O político do PDT foi vereador e prefeito de Tapejara, no Norte do estado, presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e deputado estadual por três mandatos. Sossella foi presidente da Assembleia Legislativa.
Natural de Ituiutaba (MG), Pedro Capeluppi é economista. Funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro nacional, foi titular de secretarias nos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Desde junho, Capeluppi ocupa a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados no Ministério da Economia de Paulo Guedes.
Luiz Henrique Viana é deputado estadual, mas não conseguiu se eleger para um novo mandato. No primeiro governo Leite, o politico da Região Sul do RS foi secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Já Danrlei de Deus é deputado federal há três mandatos e foi eleito para um quarto. O político do PSD foi goleiro de futebol,um dos destaques do Grêmio nas décadas de 1990 e 2000. Ele já havia ocupado a Secretaria do Esporte e Lazer no primeiro mandato de Leite.
O primeiro suplente eleito pelo PSD na Câmara dos Deputados é Luciano Azevedo.
Já confirmados:
- Artur Lemos Júnior (Casa Civil)
- Eduardo Cunha da Costa (PGE)
- Raquel Teixeira (Educação)
- Tânia Moreira (Comunicação)
- Luciano Boeira (Casa Militar)
- Pricilla Santana (Fazenda)
- Sandro Caron (Segurança Pública)
- Izabel Matte (Obras Públicas)
- Beto Fantinel (Assistência Social)
- Arita Bergmann (Saúde)
- Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural)
- Juvir Costella (Logística e Transportes)
- Beatriz Araújo (Cultura)
- Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico)
- Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional)
- Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões)
- Luiz Henrique Viana (Sistemas Penal e Socioeducativo)
- Danrlei de Deus (Esporte e Lazer)