Hospital São Lucas da PUCRS participa de pesquisa da vacina contra a dengue

Instituição participa do estudo do Instituto Butantan desde 2016. A previsão é selecionar mais 700 voluntários para participar da pesquisa.

Por RBS TV


Pesquisadores do RS trabalham em vacina contra a dengue

O Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, selecionará novos voluntários interessados em participar dos testes da vacina contra a dengue. A pesquisa do imunizante é desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o Instituto de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos desde 2009. O Hospital São Lucas participa do estudo desde 2016.

Cerca de 500 voluntários já participam da pesquisa na instituição. Eles foram divididos em dois grupos: um tomou a vacina contra a dengue, o outro tomou placebo, uma substância sem efeito. Outras 700 pessoas, de 18 e 59 anos, serão escolhidas para participar dos testes em nova etapa.

Margarete Espíndula é uma das participantes e destaca a importância da ação para as próximas gerações.

"Amanhã ou depois posso dizer para os meus netos e minha família que eles estão tomando a vacina porque eu me coloquei a serviço, eu fui voluntária", diz.

Entre os voluntários que já participam da pesquisa não houve reações adversas. Os estudos já revelaram que a vacina é segura e eficaz. Quando disponível, o imunizante deverá ser aplicado em uma dose na vida e vai proteger contra os quatro tipos de dengue.

"Com a pandemia houve uma parada, porque houve um esforço para o desenvolvimento da vacina da covid, então a ideia é retomar essa parte final do estudo pra que a vacina possa, em dois anos, chegar para a população", explica o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas, Fabiano Ramos.

O médico informa que a intenção é de que a vacina seja liberada pra produção a partir de 2024. Ramos acredita que, além das medidas habituais para o combate à doença, como eliminar locais com água parada para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, "complementar com uma vacina é fundamental para que a gente consiga controlar e evitar essa disseminação que vem acontecendo nos últimos anos".

Vistoria da dengue em Porto Alegre — Foto: Cristine Rochol/PMPA

VÍDEOS: Tudo sobre o RS