Peixe ao molho de caju: receita de chef indígena com itens regionais é aposta para inovar no Natal

Aprenda a fazer o prato que une sabores regionais com itens acessíveis para o natal. Receita está no livro 'Kalu Brasil - Da Aldeia Para o Mundo', de Kalu Brasil, um dos maiores nomes da culinária roraimense.

Por Caíque Rodrigues, g1 RR — Boa Vista


Aprenda a fazer peixe ao molho de caju

Em dezembro, duas coisas são certas em Roraima: o Natal e o caju. Presente em quintais por todo o estado, o caju é quase uma fruta símbolo local, marcando presença na época mais festiva do ano. Pensando nisso, o g1 convidou a chef Kalu Brasil — um dos maiores nomes da culinária roraimense — para ensinar como preparar uma receita exclusiva: peixe ao molho de caju, perfeita para inovar nas celebrações natalinas com sabores regionais.

A receita foi criada pela própria Kalu e está presente no livro "Kalu Brasil - Da Aldeia Para o Mundo", lançado no início do mês. O prato leva filé de peixe (podendo ser qualquer dourado ou tambaqui), cebolas, tomates, pimentões e, claro, o caju. A receita tem grau de dificuldade média e pode ser acompanhada por arroz branco e farinha. (veja a receita completa no vídeo acima).

Peixe ao molho de caju, prato criado pela chef Kalu Brasil — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Kalu conta que criou o prato há 8 anos -- a ideia era fazer uma receita que aproveita a época do caju, que é uma fruta muito típica e só aparece no fim do ano.

"É uma forma de valorizar tanto o peixe como as frutas regionais. Recomendo preparar com o dourado que é um peixe muito parecido com o bacalhau, só que mais acessível. Fico muito feliz em compartilhar essa receita, que considero uma realização, por ser apreciada e valorizar nossa cultura e sabores regionais", conta a chef.

👩🏼‍🍳 Veja como preparar

Ingredientes 🥙🐟

  • 4 kg de filé de dourado
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal
  • 1 xícara de chá de azeite extra virgem
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 1 maço de cheiro verde (opcional)
  • 2 pimentões, sendo um verde e um vermelho
  • 4 cajus
  • 250 g de castanha de caju torrada
  • 2 limões

Modo de preparo 🔪🥣

  • Lave o peixe utilizando água e limão, depois corte-o em pedaços com aproximadamente cinco centímetros de comprimento. Escorra bem e transfira para uma tigela grande. Amasse o alho com o sal, use para temperar o peixe e adicione um fio de azeite de oliva;
  • Fatie as cebolas e os pimentões em rodelas, retire as sementes dos tomates e corte-os também em rodelas. Misture todos esses vegetais com o peixe;
  • Em uma travessa grande de vidro, disponha os pedaços de peixe já temperados e intercale rodelas de caju entre eles, espalhando uniformemente. Asse em forno baixo (entre 150 e 180 graus) por cerca de 20 minutos. Confira se o peixe está bem cozido e, caso o caldo esteja reduzido, adicione uma xícara de água. Salpique as castanhas sobre o prato e leve de volta ao forno para gratinar por mais 20 minutos.

🍲 Caju para Kalu

Kalu Brasil com os ingredientes necessários para fazer o peixe ao molho de caju — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Filha de mãe indígena Wapichana e pai não indígena, Kalu Brasil é chef de cozinha, culinarista, matriarca e dona de uma simpatia singular. Para ela, a receita é uma alternativa por ser acessível.

"Esse prato também valoriza os ingredientes que temos aqui na região, uma opção deliciosa e econômica. Afinal, nem todos podem comprar bacalhau, mas o dourado, por exemplo, encontramos facilmente em mercados locais".

O caju para ela remete memórias de infância e por isso tem um valor simbólico.

"Eu me lembro do tempo em que morávamos no sítio com minha avó. Acordávamos cedo para colher cajus. Era um momento especial. Nós, crianças, costumávamos manchar as roupas com o caju, mas minha avó dizia que isso não era problema. O importante era aproveitar as frutas da terra. Essa ligação ficou comigo até hoje", conta a culinarista.

📖 Kalu Brasil - Da Aldeia Para o Mundo

Kalu Brasil, de 83 anos, segura o livro com memórias e receitas suas lançado nesta terça-feira (3) em Boa Vista — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

O livro "Kalu Brasil - Da Aldeia Para o Mundo" foi lançado em dezembro, no aniversário de 83 anos da chef. A obra reúne receitas da rica gastronomia regional, temperadas com as memórias que Kalu acumulou ao longo de mais de oito décadas de vida e história.

O livro foi escrito por Kalu com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Roraima e em parceria com amigos próximos e cada um teve sua função no desenvolver da obra. Conta com 28 receitas diversas da cultura indígena como a damurida, o xibé e a carne de sol com farofa d'água.

Assinam com ela a jornalista Gersika Nascimento; o fotografo Jorge Macedo; o designer Otávio Coelho, e a historiadora Clarice Gonçalves. Além disso, o filósofo, autor indígenas e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak, é quem escreve o prefácio da obra.

Livro Kalu Brasil - Da Aldeia para o Mundo, lançado nesta terça-feira (3) — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Kalu Brasil, do povo Wapichana, encontrou na culinária indígena uma forma de resgatar sua ancestralidade e valorizar os costumes de seu povo. O livro, fruto de cerca de um ano de trabalho, representa a realização de um sonho que ela acalentou por duas décadas.

"Esse livro é um presente para Roraima, para minha família e para todos que nos acompanharam. É uma obra feita com muito amor e carinho".

O livro estará disponível para compras em dois pontos de venda:

  • Loja Minha Aldeia: Rua Cecília Brasil, 835, Centro
  • Tulipa Restaurante: Av. Major Williams, 1373, Centro

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.