A prefeitura de Pendências confirmou nesta segunda-feira (22) que subiu para cinco o número de ataques de piranhas a banhistas no Rio Açu, registrados ao longo do último fim de semana.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Ezequias Florêncio, quatro vítimas já foram identificadas e o município buscava identificar nominalmente a quinta vítima nesta segunda.
Dois casos ocorreram sábado (20), segundo confirmou a prefeitura do município localizado no Oeste potiguar. No mesmo dia, a prefeitura emitiu um alerta e recomendou que a população evitasse banho no trecho do rio.
Porém novas ocorrências foram registradas no domingo (21), na mesma localidade.
Os ataques do fim de semana aconteceram em uma área do rio conhecida como prainha no distrito de Porto do Carão, distante cerca de 8 km do centro do município.
"Nós já tomamos todas as medidas. Sinalizamos as áreas com placas indicativas, dizendo que aquela área está sujeita a ataques de piranhas", disse.
Em 2023, a gestão municipal registrou 18 casos em pelo menos duas áreas de banho. Os peixes mordem principalmente dedos das mãos e dos pés dos banhistas, arrancando pequenos pedaços. Antes, segundo o secretário, não havia relatos do mesmo tipo.
Ezequias afirmou que o rio - que em outras áreas do estado é denominado Piranhas-Açu - sempre contou com a ocorrência de piranhas. No entanto, ele atribui as ocorrências registradas desde o ano passado a um possível desequilíbrio ambiental.
De acordo com ele, a prefeitura vai realizar uma reunião para definir novas medidas.