Desenrola, Rio #33: a fiscalização de gastos na calamidade

O jornalista Edimilson Ávila recebe o especialista do Tribunal de Contas do Estado Bruno Gameiro, coordenador da Coordenadoria da Análise de Consultas e Recursos.

Por Edimilson Ávila, G1 Rio


O Governo do Estado e mais 66 municípios fluminenses decretaram estado de calamidade pública para enfrentar a pandemia.

Por um lado, agilidade para contratar mão de obra e serviços, além da possibilidade de receber recursos federais. Por outro, brecha para ilegalidades.

Contratos emergenciais já começam a aparecer no noticiário com indícios de fraude. Qual o limite do estado de calamidade? Pode tudo?

Para desenrolar o assunto, o jornalista Edimilson Ávila recebe o especialista do Tribunal de Contas do Estado Bruno Gameiro, coordenador da Coordenadoria da Análise de Consultas e Recursos.

Você pode ouvir Desenrola, Rio no G1, no Spotify, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga Desenrola, Rio, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Ouça os outros episódios

Logo podcast Desenrola, Rio - matéria — Foto: Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.