Sete anos após a inauguração a portas fechadas e sem nunca ter funcionado, foi reinaugurada neste sábado (23), na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
O polo tem capacidade para formar cerca de mil alunos por ano, com 12 opções de cursos. Foi a sexta unidade inaugurada este ano pelo Governo do Rio em 2021.
Durante a inauguração, o governador Cláudio Castro (PL-RJ) afirmou que a unidade, fechada desde 2015, está pronta para receber os alunos e que a reabertura leva 'emprego, qualificação e, principalmente, cidadania para jovens e adultos'.
Segundo o governo, a nova unidade – vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) – recebeu R$ 2.265.000,00 em investimentos desde 2015. O foco da fundação é nos segmentos de soldagem e refrigeração,
No local, os alunos terão dois laboratórios de refrigeração; dois laboratórios de informática; um laboratório de elétrica e bombeiro hidráulico; um laboratório de solda; cinco salas de aula; biblioteca; auditório multimídia; além de salas de uso geral de apoio pedagógico e operacional.
Cursos oferecidos:
- assistente administrativo;
- assistente de logística;
- eletricista instalador predial de baixa tensão;
- encanador instalador predial; inglês;
- mecânico de refrigeração e climatização residencial;
- operador de computador;
- programação para dispositivos móveis;
- soldador oxiacetilênico;
- soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga;
- soldador processo MIG/MAG;
- e soldador processo TIG.
A Faetec Vila Kennedy está localizada na rua João Barcelos Martins S/Nº.
Relembre abaixo reportagem de 2017 sobre o abandono da Faetec Vila Kennedy:
Prédio onde deveria funcionar um Centro Vocacional Tecnológico está pronto há 5 anos