Conhecida atualmente como o maior entroncamento rodoferroviário do sul do Brasil, a cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, integrou uma das principais rotas de trem no final do século 19 e durante o século 20.
Para suprir a demanda da época, em 1899 foi inaugurada a Estação Ponta Grossa, que 91 anos depois, após ser desativada, deixou tanta saudade que ganhou esse nome.
O episódio 176 do PodParaná conta a história da Estação Saudade, imóvel histórico do coração da cidade que viveu a época de ouro das viagens de trem e atualmente é um centro histórico, cultural e profissionalizante.
Entre diversos anos de abandono e vandalismos, o local tombado como Patrimônio Cultural do Paraná abrigou uma biblioteca pública e, após passar por uma restauração, funciona como uma unidade do Sesc
Atualmente, o espaço conta com salas de aula para cursos diversos, um café-escola, uma biblioteca e um Museu Ferroviário.
Participam deste episódio:
- Miguel Sanches Neto, autor do livro "No Tempo do Trem" e atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
- João Ricardo Paz e Álvaro de Andrade Júnior, netos do ferroviário José de Andrade Júnior - que trabalhou por mais de 30 anos na ferrovia e fez diversos registros fotográficos do sistema;
- e Monica Diniz de Souza, coordenadora do Sesc Estação Saudade.
PodParaná
Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O PodParaná tem episódios mensais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
Serviço - Estação Saudade
- Endereço: Rua Fernandes Pinheiro, 77 - Centro - Ponta Grossa
- Telefone: (42) 3220-6150
- Horários de atendimento: de terça a sexta-feira das 9h às 21h, e nos sábados e domingos das 9h às 18h
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias no g1 Paraná.