PodParaná #169: Cemitério em Arapoti guarda resquícios da escravidão no Paraná

Espaço fica na Fazenda Boa Vista, patrimônio tombado que abriga também um sítio arqueológico. Descendentes dos escravizados mantém associação que busca preservar história do local centenário.

Por Millena Sartori, g1 PR — Ponta Grossa


Um cemitério em Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná, é um dos poucos registros materiais da escravidão que ainda existem no estado, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O espaço abriga sepulturas de pessoas que foram escravizadas nos séculos 18 e 19 e descendentes delas.

O local fica na Fazenda Boa Vista, a cerca de 32 quilômetros do centro da cidade, e quase teve os mais de 300 anos de história apagados pela deterioração do tempo e falta de investimentos do local.

Cemitério de escravizados em Arapoti guarda resquícios da escravidão no Paraná — Foto: Arquivo pessoal

Após ser cadastrado como sítio arqueológico no Iphan, em 2018 um acordo entre os proprietários e o Ministério Público permitiu a restauração da casa grande, da capela e do cemitério.

Hoje, a Associação Quilombola Família Xavier, formada por descendentes das pessoas escravizadas no local, atuam para manter a história viva.

Cemitério de escravizados em Arapoti guarda resquícios da escravidão no Paraná — Foto: Arquivo Pessoal

Registros históricos apontam que a estrutura da fazenda foi construída por escravizados, que eram tratados com crueldade. Muitos ficaram com a cabeça achatada por carregar nela pedras de um rio até a propriedade por cerca de três quilômetros, por exemplo.

E, apesar de terem construído o cemitério, eles foram sepultados em uma área separada dos familiares dos proprietários.

Toda essa história é o tema do PodParaná sobre a trajetória e lendas do local desde a fundação, em 1730, até os dias atuais.

Participam deste episódio:

  • Edilene de Fátima Prado, integrante da Associação Quilombola Família Xavier e descendente dos escravizados da Fazenda Boa Vista;
  • Divair da Silva, historiador que têm livros publicados sobre a história de Arapoti e participou dos pedidos de proteção da estrutura da Fazenda Boa Vista;
  • Fabiana Moro Martins, superintendente do Iphan no Paraná.

PodParaná

PodParaná: o podcast do G1 Paraná — Foto: G1

Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

Mais assistidos do g1 PR

Leia mais notícias no g1 Paraná.