Os animais que moram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ganharam na segunda-feira (23) uma "ceia de Natal".
Os bichinhos receberam itens de enriquecimento ambiental, como alimentos escondidos em saquinhos com fenos. As comidas fornecidas para elas remetem ao Natal, como damasco, uva passa, nozes com casca, entre outros.
Segundo Roberta Manacero, gerente da curadoria animal, este tipo de atividade é essencial para os animais que ficam sob cuidados humanos. Isso porque ela promove comportamentos naturais, como interação social, exploração e o forrageio – comportamento relacionado à busca por alimentos.
As práticas garantem que o ambiente oferecido para as aves seja o mais próximo possível das condições que elas encontrariam no ambiente de ocorrência natural e simulam desafios que elas teriam na natureza.
"A ideia é que elas tenham a oportunidade de desempenhar comportamentos naturais. No ambiente natural, elas estariam buscando pelo alimento, abrindo frutas, abrindo cascas de sementes... Nós simulamos isto com os itens que oferecemos", explica Roberta.
A prioridade durante as atividades, conforme o parque, é o bem-estar dos animais. Dessa forma, as práticas são planejadas para promover um ambiente complexo e interessante aos bichos, para favorecer o comportamento natural dos animais.
Ceia de natal é oferecida no parque das aves
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.