O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é reaberto nesta quarta-feira (11), segundo a reitoria. O serviço estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.
As refeições custam R$ 5 para estudantes da UEM e servidores que recebem até três salários mínimos. Funcionários que recebem acima desse valor pagam R$ 10.
De acordo com a coordenadora do RU, Caroline Mara Genovez da Rocha, a princípio, será fornecido apenas o almoço, devido ao número reduzido de servidores. A expectativa é servir entre 800 e 1 mil almoços por dia.
Segundo a instituição, no retorno das aulas presenciais, em janeiro de 2022, o corte orçamentário da universidade e a falta de reposição de pessoal impossibilitou o retorno imediato.
Refeições
O pagamento das refeições poderá ser feito com ticket próprio, e os cupons comprados anteriormente devem ser trocados no guichê do RU, com acerto da diferença.
Segundo a UEM, os valores cobrados para as refeições são provisórios e tem validade de 120 dias ou até publicação de resolução que normatize a matéria pelo Conselho de Administração (CAD).
Cabe ao órgão a definição final das taxas, considerando os custos necessários e orientações das equipes de Inspeção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR).
De acordo com a UEM, os 179 acadêmicos com direito ao auxílio alimentação terão isenção total no pagamento da refeição.
Esses estudantes beneficiados receberam marmitas mesmo durante o fechamento do RU. Além disso, continuarão recebendo a alimentação no jantar, caso tenham optado por essa modalidade.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.